São Paulo ganha mais um novo Parque

No último sábado (08/01), a Guarda Civil metropolitana acompanhou a inauguração do mais novo parque entregue à população da cidade de São Paulo: o Benemérito José Brás, no centro da capital. Essa foi mais uma iniciativa da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA). A nova área verde será mais um dos pontos monitorados e patrulhados pela Guarda Civil Metropolitana, dentro do programa de proteção ambiental.

Atualmente, são 76 parques na cidade, todos são monitorados pela GCM. Os Parques do Carmo, Guaratiba, Piqueri, do Povo e Ibirapuera são contemplados com o patrulhamento fixo, enquanto os demais são monitorados com proteções de permanência periódicas ou de acordo com o nível de prioridade.

O local inaugurado possui 22.300 m² e oferece aos usuários diversas opções, dentre as quais pista de cooper e caminhada, pergolado, aparelhos de ginástica, ciclovia/bicicletário, duas quadras poliesportivas, áreas de eventos e de convivência com mesas de xadrez, sanitários e acesso a cadeirantes. Nova vegetação compõe o visual do parque, que recebeu novas mudas, além de melhorias nos espaços construídos.

Programa 100 Parques para São Paulo

Iniciado em 2008, o Programa 100 Parques para São Paulo vem ampliando o número de áreas verdes na cidade, ao mesmo tempo em que busca distribuí-las de modo mais equilibrado. Em 2005, eram 34 parques municipais e hoje já totalizam 76. Destes, cinco encontram-se em processo de contratação de manutenção e segurança. Na zona Leste foram implantados 19 novos parques, na Norte, 7, na Centro-Oeste, 7, e na Sul, 9. Ao todo, desde o início do Programa, a cidade ganhou 42 parques. Há outros 33 em implantação, em diferentes etapas.

Texto: Patrícia Schiaveto