Ação preventiva da Guarda Civil Metropolitana garante segurança na São Paulo Indy 300

Desde os preparativos finais para a prova até a liberação das vias ao trânsito, foram empregados cerca de 170 agentes, incluindo efetivo bilíngüe, mais de 50 viaturas e não houve registro de ocorrências graves

A Guarda Civil Metropolitana atuou na etapa Brasileira da Formula Indy, que ocorreu entre 03 e 06/05, no circuito montado na região do Sambódromo do Anhembi. Os cerca de 170 agentes, incluindo 19 GCMs bilíngües, habilitados em inglês e espanhol, atuaram com o objetivo de evitar o comércio ambulante irregular, preservar o patrimônio público, proteger os agentes públicos que atuaram no evento, como: CET, SPTrans, SPTuris e Subprefeituras, além de auxiliar o público que compareceu à corrida com informações sobre ao acessos ao circuito e locais destinados ao transporte.
Durante a operação foram posicionadas mais de 50 viaturas, entre motocicletas, bases comunitárias móveis e viaturas convencionais, em pontos estratégicos no Complexo Grande Otelo/Anhembi, Marginal Tietê, Avenida Olavo Fontoura e proximidades, contribuindo para o aumento da sensação de segurança do público.

Já a partir da noite da última sexta-feira (03/05), os agentes estiveram posicionados nas imediações do circuito para evitar o acúmulo de vendedores ambulantes, o que resultou na quase inexistência dessa irregularidade. Os Guardas Civis também contaram com uma central de videomonitoramento instalada no interior do circuito, em que puderam compartilhar as imagens com a organização da prova e outros órgão públicos, como CET, SPTrans e SAMU.

Os agentes ainda estiveram posicionados próximos à bilheteria para evitar a ação de cambistas e possíveis furtos ou roubos. Todas essas medidas estratégicas e de planejamento resultaram em um balanço extremamente positivo. Até a desmontagem da pista e dos equipamentos das equipes e a liberação das vias para o tráfego de veículos não foram registradas ocorrências graves.

Imagens:

Os créditos deverão ser Marcus Vinicius/SMSU

Foto 1: GCMs bilingues atuaram para atender o turista estrangeiro

Foto 2: Central de videomonitoramento integrado possibilitou o pronto atendimento das ocorrências

Foto 3: Centro de Controle Integrado - Articulação entre os órgãos envolvidos no evento

Foto 4: GCMs posicionados próximos às bilheterias evitou a ação de cambistas e a prática de roubos e furtos

Foto 5: Agentes orientam torcedores na chegada ao evento

Foto 6: Guardas Civis posicionados na entrada do terminal das linhas especiais

Foto 7:Movimentação de torcedores é acompanhada por GCMs em Base Comunitária Móvel

 

Texto: Marcus Vinicius dos Santos