Reunião do Comitê da Campanha do Desarmamento define estratégias e apresenta balanço de armas recolhidas

No mês de abril desse ano foram recolhidas 105 armas nos postos da GCM espalhados pela cidade, um aumento de quase 20% em relação ao mesmo período do ano passado

A 30ª reunião dos integrantes do Comitê de Controle de Armas e Desarmamento da cidade de São Paulo ocorreu na manhã desta terça-feira (07/05), no auditório da sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, da Polícia Civil de São Paulo, na região central da cidade. Na abertura do encontro, o representante do Instituto Sou da Paz, Bruno Langeani, destacou que “chegar à 30ª reunião é a prova da consolidação do trabalho do grupo”.

O Comandante Operacional Norte e um dos representantes da GCM na coordenação da Campanha em São Paulo, Inspetor Dorival Perbone, ressaltou o crescimento do recolhimento de armas. No mês de abril desse ano foram recolhidas 105 armas nos postos da GCM espalhados pela cidade, um aumento de quase 20% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda no mês de abril foram levadas para destruição 917 armas e 7189 munições arrecadadas nos últimos meses. A destruição é realizada em um quartel do Exército em Barueri. 

Na reunião, também começaram a ser definidas as estratégias da próxima Campanha do Desarmamento, que está prevista para ocorrer em agosto desse ano. As novas medidas pretendem atingir um público cada vez maior com a utilização, inclusive, de postos itinerantes de recolhimento. 

Durante o encontro, os integrantes puderam conhecer as instalações da Divisão de Produtos Controlados da Polícia Civil, que entre suas competências é responsável por receber as armas desvinculadas de inquéritos policiais e de outros procedimentos das unidades da Polícia Civil, para encaminhamento ao Exército ou à Polícia Federal; inserir nos sistemas estadual e federal de registros de armas as ocorrências envolvendo armas de fogo e, em relação a fogos de artifício, cabe a ela licenciar, registrar e cadastrar a fabricação, armazenamento, manipulação, comércio, posse, tráfego e transporte desses produtos. 

Estiveram presentes na reunião representantes da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, da Guarda Civil Metropolitana, do Exército Brasileiro, do Ministério da Justiça, da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Núcleo de balística da Polícia Científica e do Instituto Sou da Paz. 
 

Comitê de Controle de Armas e Desarmamento

A iniciativa de criação do Comitê do Controle de Armas e Desarmamento, pioneiro no Brasil, surgiu de uma pesquisa do Instituto Sou da Paz sobre a política de desarmamento praticada no país. Desse estudo surgiu o projeto de criar um grupo local que pudesse convergir esforços, experiências e competências para reduzir o número de homicídios na cidade de São Paulo. Hoje, as práticas e experiências do Comitê já estão sendo compartilhadas com outros Estados.

 

Imagens:

Os créditos deverão ser de Guty/SMSU.

Foto 1: Integrantes do Comitê da Campanha do Desarmamento reunidos no auditório do DHPP

Foto 2: Estratégias para a nova Campanha do Desarmamento são discutidas

Foto 3: Divisão de Produtos Controlados da Polícia Civil é apresentada aos membros do Comitê

Foto 4: Sala onde são armazenadas as armas recolhidas pela Polícia Civil