GCM fala sobre as Casas de Mediação de Conflitos no Programa Encontro com Fátima Bernardes da TV Globo

Na manhã desta quarta-feira (24/04), a Guarda Civil Metropolitana Mediadora Talita Silvério participou do programa "Encontro com Fátima Bernardes", da TV Globo, onde foi abordado o tema "Mediações de Conflitos". Um dos casos atendidos e solucionados pela GCM, na Casa de Mediação de Campo Limpo, sobre desentendimento entre vizinhos naquela região da cidade, foi retratado no programa. Roberto da Silva, residente vizinho a um condomínio, procurou o serviço para expor o problema de objetos que estavam sendo jogados no quintal. O síndico Sérgio Anatólio, num primeiro momento duvidou do ocorrido, mas, durante a mediação realizada pela Guarda Civil Metropolitana Sonia Costa, entrou em acordo com o reclamante, garantindo inclusive que falaria com os moradores do local para conscientizá-los. No processo de mediação chegou a ser realizada uma simulação para constatar que os objetos estavam sendo arremessados do condomínio.

Em seguida, a mediadora falou sobre o contexto do projeto que conta com 213 medidores de conflito desde a criação até hoje realizou o atendimento de 385 casos e que o Secretário Municipal de Segurança Urbana, Roberto Porto irá dobrar o número de mediadores ainda este ano. Além disso, Talita destacou que a perturbação de sossego é uma das principais queixas, além de conflitos familiares.

As Casas de Mediação de Conflitos são um serviço da Prefeitura da Cidade de São Paulo para estimular as pessoas na busca de resolução pacífica para desentendimentos. Assistidos por um mediador imparcial, especialmente treinado para garantir um ambiente seguro e justo, onde as pessoas possam participar ativamente do processo de resolução de seus próprios problemas por meio do diálogo, estimulando o restabelecimento das relações de convivência entre as partes.


Como funciona

Todas as pessoas residentes na cidade de São Paulo podem requerer os serviços de mediação da rede, bastando demonstrar o interesse na resolução de seus problemas de forma rápida e sem burocracia, desde que não configure crime. A mediação é realizada com o auxílio de profissionais habilitados, num ambiente propício ao diálogo, visando a obtenção de uma solução por consenso.
Articulada com os demais órgãos do poder público local e com as demais forças atuantes na comunidade, as Casas de Mediação de Conflitos podem receber demandas oriundas das mais diversas origens, sempre que as causas dos conflitos possam ser tratadas fora da esfera judicial.

Objetivo

O objetivo da Rede Municipal de Mediação de Conflitos é contribuir para o estabelecimento de uma cultura de paz, auxiliando as pessoas a resolverem seus problemas sem o emprego da força ou da violência, garantindo assim a cidadania a todos os que optarem por essa modalidade de serviço público, contribuindo para uma maior rapidez na solução de controvérsias entre as pessoas, e contribuindo para um menor número de encaminhamentos às Delegacias, Tribunais e a outros serviços públicos indevidamente.
Poderão ser encaminhados às Casas de Mediação problemas tais como: Perturbação de sossego, brigas de vizinhos, queixas de barulhos, intolerâncias, entre outros tipos de conflitos. Fatos considerados como crimes, não comportam mediação.


Atendimento

Inicialmente, os serviços estarão à disposição da comunidade 24 horas, em 31 endereços das Unidades da Guarda Civil Metropolitana relacionados abaixo.

O cidadão poderá obter informações diretamente nesses locais ou por meio do telefone 153.

O serviço é totalmente gratuito, não havendo necessidade de advogado, e o sigilo e a privacidade, bem como o voluntariado são garantias oferecidas.

 

Foto 1 - http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/talita_01_1366828349.jpg

Foto 2 - http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/talita_02_1366828441.jpg

Foto 3 - http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/talita_03_1366828477.jpg
 

Texto por: Mariana Rodrigues Burbela