GCM apreende mais de 2.300 produtos ilegais no Carnaval de SP

A Guarda Civil Metropolitana divulga o balanço parcial do desempenho da corporação nos desfiles das escolas de samba e também nas festividades regionais em toda a cidade de São Paulo.

 Até o momento (13/02), os trabalhos da Guarda Civil Metropolitana resultaram na apreensão de 2.305 itens (entre peças de vestuário, bebidas e alimentos), que seriam comercializados de forma irregular. Os produtos foram encaminhados aos depósitos das subprefeituras.

A atuação da GCM tem como prioridade o controle e a fiscalização do espaço público, coibição do vandalismo e depredação; fiscalização do comércio ambulante irregular, o que facilita a acessibilidade dos foliões ao Pólo Cultural Grande Otelo (Sambódromo do Anhembi); além da proteção ao patrimônio e agentes públicos; orientação aos foliões, como áreas de entrada ao Sambódromo, estacionamentos, bolsões, onde pegar ônibus especiais, além do apoio a SPTrans, na fiscalização dos veículos clandestinos utilizados para transporte.

As ações da GCM são realizadas de forma integrada com as subprefeituras, as Polícias Militar e Civil, a CET, a SPTrans e demais órgãos.

A Central de Telecomunicações e Videomonitoramento da GCM funciona 24 horas por dia, com vistas a orientar as equipes operacionais, assim como nas demandas de toda cidade de São Paulo.

Durante os oito dias de Carnaval, de 08 a 15 de fevereiro, a GCM emprega 1.413 guardas e 307 viaturas (entre carros, bases comunitárias móveis e motos), no Sambódromo do Anhembi e nos carnavais de rua.

Texto: Mônica Casanova