Base Comunitária Móvel da GCM de Ermelino Matarazzo é entregue à comunidade

Hoje (10/11), mais uma base comunitária móvel da GCM foi entregue na zona leste. Em solenidade na FATEC de Ermelino Matarazzo, a viatura que funcionará diariamente, das 7 às 19h, no Largo 1º de maio, foi apresentada à comunidade, representantes da Polícia e dos CONSEGs.
 
Nos locais onde as bases estão localizadas, os índices de violência já começam a cair, e a sensação de segurança a aumentar. “A base móvel é fundamental não só para a região de Ermelino Matarazzo como para toda a cidade. E isso nós já estamos testemunhando aqui na região”, comenta o subprefeito de Ermelino Matarazzo, Eduardo Camargo Afonso.
 
A articulação entre a comunidade e as polícias tem surtido bons efeitos, um deles o da queda nos índices de homicídios em 14% na cidade de São Paulo no último trimestre. “A entrega destas bases móveis vem ao encontro desta diretriz, de fazer com que o poder público esteja presente nos locais onde as autoridades de segurança, a subprefeitura e a comunidade identificam vulnerabilidades”, diz o Secretário de Segurança Urbana, Edsom Ortega.
 
A base comunitária móvel é equipada com sistema de radiocomunicação, bancos, uma mesa, toldos de proteção e bebedouro, e se apresenta como uma maneira mais versátil de segurança para a região. “A viatura vem colaborar no suporte à região e aumenta a sensação de segurança uma vez que ela é um meio que pode estar onde a ocorrência e a vulnerabilidade estiverem”, diz o vereador Adolfo Quintas, que representou o poder legislativo.
 
Além da solenidade de inauguração das bases comunitárias, foram entregues insígnias aos GCMs que prestaram serviços e se destacaram na comunidade. As insígnias de 10 anos de corporação foram dadas aos GCMs 1º classe: César Aguiar Monteiro, Gislan Severino dos Santos, João Carlos Freitas Guanez, José Ricardo dos Santos, Emerson Roberto de Jesus, Noneudo Lopo de Abreu e Cláudio Barbosa. O mesmo adorno foi entregue aos GCMs 2ª classe: Fernando Ramos da Cunha, Luciana Aparecida de Jesus e Pedro Francisco de Assis. Foram agraciados também com insígnias de 20 anos, a inspetora chefe regional de Ermelino Matarazzo, Elisabete Febronio dos Santos, e os GCMs Aparecido do Carmo Rosa e Alaíde Biancardi Lima.
 
A ocasião foi uma boa oportunidade para entregar homenagens a pessoas que contribuem e apoiam o trabalho da Guarda Civil Metropolitana. Foram homenageados com o Troféu Amigo da Guarda, o vereador Adolfo Quintas; o presidente do Conseg do 62º DP, Ivan Ribeiro de Brito; e o presidente do Conseg do 24º DP, Wladmir Lopes. Além deles, também foram condecorados o Pastor Devocir Persirani e a diretora regional de educação, Elaine Serafim Abrantes.

(Texto: Patrícia Schiavetto)