Apresentação GCM

A missão da Guarda Civil Metropolitana é a proteção de bens, serviços e instalações municipais, conforme previsto no Art. 144 da Constituição Federal.

A corporação atua em toda a capital paulista e tem como principais atividades os seguintes programas: Proteção Escolar, Controle do Público, Proteção Ambiental, Proteção aos Agentes Públicos, Proteção ao Patrimônio Público e Proteção às pessoas em situação de risco.

A GCM também está presente em operações e programas do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), em conjunto a outros órgãos e entidades dos poderes Executivo Municipal, Estadual e da União, que atuam e contribuem na área da Segurança Pública e Urbana.

A corporação tem como principal órgão gerenciador de sua política de ensino a Academia de Formação em Segurança Urbana (AFSU), responsável pela capacitação e aperfeiçoamento dos servidores da GCM.

A AFSU propõe soluções frente às novas atribuições exigidas para o trabalho de GCM e reforça os conhecimentos adquiridos ao longo da carreira dos agentes.

Dessa forma, os servidores saem da sala de aula com condições ideais a sua nova missão constitucional, ou seja, uma atuação mais eficaz, preventiva e próxima da comunidade paulistana, além de estar integrada com os órgãos de Segurança Pública, nas esferas federal e estadual.

A Guarda Civil Metropolitana também conta com uma Corregedoria Geral independente, um espaço democrático, aberto à população e que tem as atividades pautadas na justiça e no respeito aos princípios básicos que regem a corporação.