Banda e Coral da GCM

A Banda Musical da GCM foi criada em 1990, pelo Decreto 28.586, tendo como 1º maestro, o Inspetor Chefe Regional Américo Mincarelli, que era Major da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Mincarelli comandou a Unidade de 15/09/1988 a 27/07/1998, e deixou uma contribuição grandiosa. Foi o autor da letra e da música da Canção da Guarda Civil Metropolitana, que tanto emociona os seus integrantes.

Em 2012, a atual Divisão de Esporte e Cultura - DEC, com a missão de resguardar e difundir a tradição cultural por meio da música em nosso Município, passou a coordenar as agendas de apresentações da Banda e do Coral da GCM em nossa cidade, com seus repertórios bastante ecléticos, mesclando desde a música regional, popular, até a música erudita.

Em 2019, foram cerca de 150 apresentações: Câmara Municipal; Assembleia Legislativa; Aniversários de Bairro; Aniversário de São Paulo; Desfiles Cívicos; formatura de GCM’s, e o tradicional Concerto de Natal. “No segundo semestre de 2019, a Banda desenvolveu e realizou dois projetos “Música nos CEU’s”, com apresentações para crianças, com um repertório de músicas infantis; e “A Guarda Civil Metropolitana ‘Tocando’ São Paulo Através da Banda”, com apresentações na Avenida Paulista. Neste ano de 2020 os músicos dariam início a apresentações no Triangulo Histórico de São Paulo, mas tiveram que ser interrompidas devido à pandemia da Covid-19.
 

A Divisão de Esporte e Cultura - DEC abriga hoje, 30 instrumentistas coordenados pelo Maestro Inspetor de Divisão José Carlos Milanez e seus auxiliares, Maestros Subinspetor Valdyr Aguiar de Jesus Filho e Subinspetor Marcus Johnny Silva dos Santos.

O Coral, idealizado no dia 24 de outubro de 2001, possui 19 integrantes, e tem realizado em nossa cidade um serviço social bastante relevante, com apresentações em hospitais e escolas, indo do clássico ao regional, incluindo músicas em inglês, alemão, latim, espanhol, dialetos africanos e indígenas. Atualmente é regido pelo Subinspetor Davi Bastos dos Santos, tendo como seus auxiliares a Classe Especial Rosangela Franco de Santana e o Classe Especial Laércio Silva Severino.

Os interessados nas apresentações da Banda e do Coral, podem contatar a GCM pelo telefone 3333-2204 e 3362-2357.