Vacinação contra Tétano e Difteria

 

O tétano é uma doença grave, causada por uma bactéria que pode penetrar no organismo humano através de ferimentos, queimaduras, feridas cirúrgicas contaminadas (contato com poeira, terra). Todas as pessoas não vacinadas correm o risco de pegar o tétano. A proteção contra o tétano se dá somente através da vacinação, sendo necessárias três doses da vacina dupla adulto (tétano e difteria). A pessoa que já completou o esquema básico necessita apenas de uma dose de reforço a cada dez anos.

A difteria, também conhecida como "crupe", é uma doença infecciosa, transmissível e grave, causada por uma bactéria através da produção de uma toxina responsável pelo aparecimento de placas acinzentadas, predominando sua presença na garganta podendo levar a morte por falta de ar.

A prevenção desta doença se dá através da vacinação que consiste de três doses e um reforço a cada dez anos.

A rede hospitalar só realiza a vacinação em casos de acidentes, quando ela é indicada como uma urgência. Para vacinação de rotina e reforços contra o tétano e difteria esta vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município de São Paulo.

Consulte aqui a Unidade mais próxima de você!