Medidas de Enfrentamento à Baixas Coberturas Vacinais

Ações de 2022

 Medidas de Enfrentamento à Baixas Coberturas Vacinais - 2022

O Programa Municipal de Imunizações - PMI durante o ano de 2022 realizou diversas ações para a recuperação de altas e homogêneas Coberturas Vacinais na cidade de São Paulo. Pautadas em todos os elementos componentes da vacinação, as atividades visaram aprimorar os processos, por meio do levantamento de problemas, diagnóstico e intervenções através do planejamento situacional estratégico.

Acesse aqui o boletim de cobertura vacinal

 

Veja aqui os eixos de atuação:

1- Estrutura, Recursos Físicos e Humanos

2- Gestão das Ações do Programa de Imunizações

3- Parceria entre as Secretarias da Saúde e Educação

4- Campanha Contra a Poliomielite e Multivacinação

5- Dias D

6- Busca Ativa de Faltosos

7 -Busca Ativa de Usuários no Interior da Unidade

8- Vacinação todos os dias da Semana

9- Vacinação em Eventos

10- Programa De Monitoramento de Vacinas em Maternidades

11- Dupla Checagem 

12- Operação Baixas Temperaturas 

 


 ESTRUTURA, RECURSOS FÍSICOS E HUMANOS


·      Aquisição de equipamentos para a rede de frio:  135 conservadoras de vacinas, 56 freezers horizontal, 1.413 caixas térmicas de 4,7L e 471 caixas térmicas de 45L.

·      Recebimento de computadores nas DRVSs e UVIS – contra-partida COAPS

·     Houve o ingresso de novos servidores no quadro da Vigilância em Saúde do município de São Paulo, com aumento do número de técnicos do PMI e interlocuções de imunização regionais e locais nas 6 DRVSs e 28 UVIS. Saiba mais sobre a nomeação dos servidores para o Sistema Municipal de Vigilância em Saúde


GESTÃO DAS AÇÕES DO PROGRAMA DE IMUNIZAÇÕES


 

Grupo de Trabalho do PMI - GTPMI

Criação do GTPMI, composto por técnicos do PMI, interlocutores de imunização, titulares e suplentes, das 6 DRVSs, 5 PADIs e 1 CADI, com o objetivo de discutir, qualificar e padronizar processos e ações desempenhados por gestores e equipes de vacinação. Reuniões técnicas online e presenciais realizadas quinzenalmente.

 

Procedimento Operacional Padrão (POP)

Elaboração de cinco POPs para padronização das ações e orientação técnica aos profissionais das DRVSs, UVIS, PADIS, CADI e salas de vacinação: 

1) POP Inventário físico da sala de vacinas

2) POP Alteração de temperatura PADIS

3) POP Descarte de vacinas por validade

4) POP Identificação da validade dos imunobiológicos

5) POP Busca Ativa de Faltosos à Vacinação

Os POPs podem ser acessados por profissionais da rede de saúde via intranet aqui.

 

Elaboração de documentos e notas técnicas

1) Instrutivos de vacinação Priorização de Doses da Campanha contra Covid-19 – 18 versões

2)   Doc. Técnico Estratégias Busca Ativa de Faltosos para Multivacinação e Intensificação de sarampo em Escolas de Ensino Infantil

3)   Doc. Técnico Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo

4)   Doc. Técnico Campanha Nacional de Poliomielite e Multivacinação

5)   Doc. Técnico Vacina Meningocócica C para trabalhadores de saúde

6)   Doc. Técnico Bloqueio Doença Meningocócica

7)   Doc. Técnico Orientações para Dosagem Anti-HBS e revacinação contra Hepatite B

8)   Doc. Programa de Monitoramento de Vacinas em Maternidades

9)   Informe Técnico Varicela: Vigilância Epidemiológica e Imunoprofilaxia

10)    RNDS - Interoperabilidade

11)    Instrutivo SIPNI Novo

12)    Instrutivo SCPA

13)    Instrutivo Vacivida

14) Plano Municipal de Mitigação de Risco de Reintrodução do Poliovírus Selvagem e Surgimento do Poliovírus Derivado Vacinal - Estratégia do Município de São Paulo 2023 – elaboração em conjunto com demais áreas técnicas

15)  Plano Municipal de Resposta a um Evento de Detecção de Poliovírus e um Surto de Poliomielite – Estratégia do Município de São Paulo 2023 – elaboração em conjunto com demais áreas técnicas

Acesse aqui os documentos técnicos do PMI.

 

Supervisão de serviços e ações de vacinação

As supervisões das ações de vacinação são realizadas pela equipe do PMI, DRVS e UVIS de forma programada e sempre que necessário, nas salas de vacinação pública e privada, nas ações de vacinação extramuros, em eventos de saúde, eventos sociais, bloqueios vacinais, intensificações e campanhas. Anualmente é realizada supervisão pelas UVIS em todas as salas públicas de vacinação do município: 470 UBSs, 17 SAE e 3 CSE.

  • No ano de 2022 foram realizadas 627 supervisões em salas de vacinas (públicas e privadas)


PARCERIA ENTRE AS SECRETARIAS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO


Vacinação nas escolas – março a junho de 2022

·      Busca Ativa de Faltosos para Multivacinação e Intensificação contra o sarampo nas escolas de ensino infantil para crianças entre 6 meses e 4 anos 11 meses e 29 dias.

 

 Declaração de Vacinação Atualizada

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), o PMI adotou como principal estratégia para a Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação 2022, a Declaração de Vacinação Atualizada (DVA), documento comprobatório de vacinação, solicitado pelas unidades educacionais para crianças de escolas de ensino infantil (creches e pré-escolas), e emitido pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A DVA, regulamentada pela Portaria Conjunta SME/SMS nº1/2021, visa controlar a situação vacinal da comunidade escolar.

A população alvo foi de crianças de até 6 anos, matriculadas nas creches e pré-escolas da rede municipal de ensino, além do alcance indireto de escolas particulares e estaduais. A ação envolveu profissionais das 6 Coordenadorias Regionais de Saúde, 6 Divisões Regionais de Vigilância em Saúde, 27 Supervisões Técnicas de Saúde, 28 Unidades de Vigilância em Saúde, 470 UBSs, 13 Diretorias Regionais de Educação e 3.252 creches e pré-escolas da cidade de São Paulo, além de pais/responsáveis e alunos.

A estratégia foi implementada de forma ordenada, com as seguintes operações: reuniões entre gestores de saúde e educação para apresentação e alinhamento das ações, segundo competências e hierarquia; reuniões, ações educativas e lúdicas com pais/responsáveis e alunos nas escolas sobre a DVA; entrega da DVA pelas escolas aos pais/responsáveis com prazo para devolução; registro dos dados em formulário eletrônico; busca ativa de crianças que não devolveram a DVA; vacinação nas escolas com menor devolução de DVA e análise da ação pelo PMI.

v  Benefícios: Planejamento prévio compatível com as atividades letivas da escola. A estratégia reforça a importância da vacinação e o comprometimento dos pais e responsáveis, estimulando-os a participarem ativamente do processo. Maior controle do conhecimento da situação vacinal da comunidade escolar, assegurando que a criança estará imunizada e não será fonte de infecção para a transmissão de doenças

v Análise: Grande adesão das escolas municipais, além do alcance às escolas particulares e estaduais. Mais da metade das crianças que receberam a solicitação compareceram às salas de vacinação para certificação da situação vacinal, sendo vacinadas quando necessário. Verifica-se aumento nas CVs em 9 de 10 vacinas, do calendário vacinal da criança, de julho a setembro, variando de 0,12 a 5,21 pontos percentuais de incremento.

Veja abaixo os resultado do projeto:

 


CAMPANHA NACIONAL CONTRA A POLIOMIELITE E MULTIVACINAÇÃO PARA ATUALIZAÇÃO DA CADERNETA DE VACINAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATÉ 14 ANOS – INÍCIO: AGOSTO/22


A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. 

A Campanha foi encerrada no dia 27/03/2023, com um total de 559.216 mil doses aplicadas, alcançando a cobertura de cerca de 90% das crianças na faixa de 1 a 4 anos que receberam a dose indiscriminada de VOP. 

Veja abaixo os resultado da campanha:

 

 


DIAS D


Realização dos dias “D” aos sábados com abertura de todas as unidades de saúde para intensificação de vacinação e busca ativa de faltosos.

26/03/2022: Mutirão de busca ativa de faltosos de vacina COVID-19 nas unidades

30/04/2022:  Campanha Nacional de Influenza e Seguimento e de Vacinação dos Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo

28/05/2022: Mutirão de busca ativa de faltosos de vacina COVID-19, Influenza e Multivacinação

20/08/2022: Campanha Nacional contra Poliomielite e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação

 

 


BUSCA ATIVA DE FALTOSOS


Disponibilizada planilhas de crianças menores de 2 anos, que constam como faltosos no relatório do SIGA Vacina: SCR, Pentavalente, Poliomielite e Pneumocócica.

 

 


BUSCA ATIVA DE USUÁRIOS NO INTERIOR DA UNIDADE


O PMI  fez orientação de que todos os usuários que comparecerem a qualquer uma das atividades das Unidades Básicas de Saúde devem ser encaminhados para a sala de vacinação, onde deverão ter sua carteira de vacinação analisada e atualizada com as vacinas do calendário municipal disponíveis.

 


VACINAÇÃO TODOS OS DIAS DA SEMANA


Em 2022, houve abertura de postos de vacinação todos os dias da semana.

Salas de vacinas abertas todos os dias na semana, inclusive aos domingos com postos volantes em alguns parques da cidade e farmácias parceiras.

Vacinação nos parques e farrmácias aos domingos

Abertura de postos de vacinação em oito parques e na Avenida Paulista com aplicação de 346.954 doses de vacinas covid-19, influenza e multivacinação.

 


VACINAÇÃO EM EVENTOS


·           Governo nos bairros

·           Vacinação de refugiados e imigrantes afegãos

·           Vacinação no Centro de Imigrantes

·           Vacinação nas ILPIs e Centros de Acolhida

·   Parceria com o Rotary Club 18/11 - Vacinação nas estações de metrô: Paraíso, Jabaquara, Sacomã, vila Prudente, Arthur Alvim e República – 1.841 doses aplicadas de vacinas covid-19, influenza e multivacinação.

 

 


PROGRAMA DE MONITORAMENTO DE VACINAS EM MATERNIDADES


Realizado levantamento detalhado dos dados de vacinação referentes às maternidades no MSP: análise dos relatórios das doses aplicadas de cada serviço (SI-PNI/SIGA/Vacivida); visita técnica em cada estabelecimento; consulta a lista de partos desde janeiro/2022 e posterior conferência com as informações do relatório de doses aplicadas no sistema de informação de imunização.

 

Com este projeto, pode ser observado um aumento da cobertura vacinal da BCG, realizada maoritariamente em maternidades. Veja abaixo os resultado do projeto:

 


DUPLA CHECAGEM


Implementada a verificação das carteirinhas de vacinas dos usuários, por outro profissional que não seja o mesmo que o atendeu na sala de vacinas. Os dois profissionais deverão checar se todas as vacinas registradas na caderneta de vacinação, também constam no SIGA Vacina, e na ausência registrá-las.

Veja abaixo os resultado do projeto:

 


OPERAÇÃO BAIXAS TEMPERATURAS


O PMI participou das operações de Baixas Temperaturas, com tendas, aplicando vacinação contra covid-19 e influenza.

Veja abaixo os resultado do projeto:

 


OUTRAS INFORMAÇÕES


 

clique para acessar informações sobre: outras vacinas