Notas Técnicas - Saúde da Família - Acompanhamento das famílias- produção dos agentes comunitários de saúde (ACS)

Origem dos dados

Esse banco de dados tem origem no Sistema de Informação da Atenção Básica – SIAB - SAUREGaa.dbf, processado pela Gerência de Processamento da Secretaria Municipal de Saúde.

Contém os dados do relatório de situação de saúde e acompanhamento das famílias na microárea que registra a produção dos Agentes Comunitários de Saúde(ACS) das equipes que atuam na estratégia de saúde da família e de agentes comunitários de saúde em estabelecimentos de saúde habilitados nestas estratégias.

Descrição das variáveis disponíveis para tabulação 

Conteúdo

• Famílias Acompanhadas: Quantidade de famílias cadastradas através das Fichas A, mesmo que ainda não tenham sido digitadas no SIAB. Este número compreende o balanço total das famílias e não somente as cadastradas durante o mês de referência, e deve ser atualizado a cada mês, com a saída e/ou entrada de novas famílias.

• Nº de visitas: Quantidade total de visitas domiciliares de acompanhamento realizadas pelos ACS às famílias cadastradas no período.

INFORMAÇÕES SOBRE GESTANTES CADASTRADAS: Dados consolidados a partir da ficha C.

• Gest cadastradas: Quantidade de gestantes cadastradas no mês de referência.

  •  < 20 anos: Quantidade de gestantes cadastradas com idade inferior a 20 anos (até 19 anos 11 meses e 29 dias), tomando como referência a idade da gestante na data da última menstruação.
  • Acompanhadas: Quantidade de gestantes cadastradas e que receberam pelo menos 1 (uma) visita domiciliar pelo ACS no mês de referência.
  • Vacinadas: Quantidade de gestantes cadastradas com vacinação em dia, incluindo como tais aquelas que se encontrem em uma das quatro situações abaixo:
  1. Vacinadas com 3 doses de toxóide tetânico (TT) há menos de 5 anos;
  2. Vacinadas com 3 doses de toxóide tetânico (TT) há mais de 5 anos e menos de 10 anos e que já tomaram uma dose de reforço durante esta gravidez;
  3. Tomaram 2 doses de toxóide tetânico (TT) nesta gestação;
  4. Com menos de 8 meses de gestação (até 7 meses) que tomaram a 1ª dose e ainda não alcançaram a data agendada para a 2ª dose.

Qualquer gestante vacinada com 3 (três) doses contra o tétano há mais de 5 anos e que ainda não tomou a 1ª dose ou o reforço (conforme o caso), não está com a vacinação em dia, independente da idade gestacional ou do dia em que foram descobertas pelo agente, e não devem ser incluídas no total.

Obs: Se for solicitada a informação para mais de um mês (exemplo: todos os meses do ano), o Ano/Mês deve ser especificado como linha ou coluna, para que os valores não sejam indevidamente somados.

  • Cons no mês: Quantidade de gestantes cadastradas que fizeram consulta de pré-natal no mês de referência.

Gestante com consulta de pré-natal no mês é aquela que no mês de referência teve, pelo menos, um atendimento pré-natal com médico ou enfermeiro em uma unidade de saúde.

  • PreN 1 trim: Quantidade de gestantes cadastradas que iniciaram o pré-natal até o 3º mês de gravidez (durante o 1º trimestre de gestação).

 

INFORMAÇÕES SOBRE CRIANÇAS CADASTRADAS MENORES DE 4 MESES: Dados consolidados a partir da ficha C.

• Crianças cad <4 m: Quantidade de crianças que no último dia do mês estiverem com idade até 3 meses e 29 dias.

  • Aleit Exclusivo: Quantidade de crianças cadastradas de 0 a 3 meses e 29 dias em regime de aleitamento materno exclusivo.

Considera-se criança com aleitamento materno exclusivo aquela que utiliza diariamente o leite materno. Não devem ser consideradas, portanto, aquelas crianças que usam água, chá ou qualquer outro líquido regularmente.

  • Aleit Misto: Quantidade de crianças de 0 a 3 meses e 29 dias em regime de aleitamento misto.

Considera-se com aleitamento misto a criança que utiliza regularmente água e/ou qualquer outro tipo de alimento como chá, leite de vaca, leite em pó, frutas, sopas, etc.

INFORMAÇÕES SOBRE CRIANÇAS CADASTRADAS DE 0-11 MESES: Dados consolidados a partir da ficha C.

• Crianças cad 0-11 m: Quantidade de crianças que no último dia do mês estiverem com idade de 0 a 11 meses e 29 dias.

  • Crianças cad 0-11 m:
  • Pesadas: Quantidade de crianças de 0 a 11 meses e 29 dias pesadas pelo Agente Comunitário em visita domiciliar ou na unidade de saúde durante o mês.
  • Desnutridas: Quantidade de crianças de 0 a 11 meses e 29 dias consideradas desnutridas.

Obs: Se for solicitada a informação para mais de um mês (exemplo: todos os meses do ano), o Ano/Mês deve ser especificado como linha ou coluna, para que os valores não sejam indevidamente somados.
 

INFORMAÇÕES SOBRE CRIANÇAS CADASTRADAS DE 12-23 MESES: Dados consolidados a partir da ficha C.

• Crianças cad 12-23 m: Quantidade de crianças que no último dia do mês têm entre 12 meses completos e 23 meses e 29 dias (2 anos incompletos). As idades devem ser calculadas tendo como base o último dia do mês de referência.

  • Vacinadas em dia: Quantidade de crianças entre 12 meses completos e 23 meses e 29 dias (2 anos incompletos) com vacinação em dia, ou seja, que tenham recebido as doses das vacinas previstas para a sua idade, segundo o esquema básico de vacinação.
  • Pesadas: Quantidade de crianças entre 12 meses completos e 23 meses e 29 dias (2 anos incompletos) pesadas pelo Agente Comunitário em visita domiciliar ou na unidade de saúde durante o mês.
  • Desnutridas: Quantidade de crianças entre 12 meses completos e 23 meses e 29 dias (2 anos incompletos) consideradas desnutridas.

Criança desnutrida é aquela cujo peso ficou abaixo do percentil 3 (curva inferior) da curva de peso do Cartão da Criança. Inclui aquelas que estão no primeiro mês de vida (RN) e que tiveram peso ao nascer < 2.500g.

Obs: Se for solicitada a informação para mais de um mês (exemplo: todos os meses do ano), o Ano/Mês deve ser especificado como linha ou coluna, para que os valores não sejam indevidamente somados.

INFORMAÇÕES SOBRE CRIANÇAS CADASTRADAS MENORES DE 2 ANOS: Dados consolidados a partir da ficha D.

• <2 ANOS Diarréia: Quantidade de crianças com idade até 23 meses e 29 dias que tiveram um ou mais episódios de diarréia nos 15 dias anteriores à visita domiciliar.

• <2 ANOS Diarr/TRO: Quantidade de crianças com idade até 23 meses e 29 dias que tiveram um ou mais episódio de diarréia nos 15 dias anteriores à visita domiciliar e usaram solução de reidratação oral (soro caseiro, CEME, ou de farmácia).

<2 ANOS IRA: Quantidade de crianças menores com idade até 23 meses e 29 dias que tiveram Infecção Respiratória Aguda (IRA) nos 15 dias anteriores à visita domiciliar.

Obs: Se for solicitada a informação para mais de um mês (exemplo: todos os meses do ano), o Ano/Mês deve ser especificado como linha ou coluna, para que os valores não sejam indevidamente somados.

INFORMAÇÕES SOBRE NASCIDOS VIVOS: Dados consolidados a partir da ficha B-Ges e cartão-sombra (cópia do cartão da criança que fica com o ACS).

"Nascimento vivo é a expulsão ou extração completa do corpo da mãe, independentemente da duração da gravidez, de um produto de concepção que, depois da separação, respire ou apresente qualquer outro sinal de vida, tal como batimentos do coração, pulsações do cordão umbilical ou movimentos efetivos dos músculos de contração voluntária, estando ou não cortado o cordão umbilical e estando ou não desprendida a placenta. Cada produto de um nascimento que reúna essas condições se considera como uma criança viva." (CID-10ª revisão).

• Nascidos Vivos: Quantidade de nascidos vivos no mês.

• Pesados: Quantidade de crianças nascidas vivas que foram pesadas no hospital ou maternidade onde nasceram e que o ACS conseguiu obter esta informação (o peso registrado no prontuário, na declaração de nascidos vivos ou no cartão da criança).

• Peso <2500g: Quantidade de crianças nascidas vivas e cujo peso ao nascer foi menor que 2500 g.

INFORMAÇÕES SOBRE ÓBITOS: Dados consolidados a partir da ficha D e são preenchidas por qualquer profissional das equipes de EACS e ESF que tome conhecimento de sua ocorrência. A(s) causa(s) do óbito são informada(s) pela família ou obtida(s) através de atestado de óbito.

• Ób<28d Diarréia: Quantidade de óbitos de crianças com idade até 27 dias que foram a óbito por diarreia.

• Ób<28d Ira: Quantidade de óbitos de crianças com idade até 27 dias que foram a óbito por infecção respiratória aguda.

Ób<28d Out/Causas: Quantidade de óbitos de rianças com idade até 27 dias que foram a óbito por outras causas.

Ób 28d-1a Diarreia: Quantidade de óbitos de crianças com idade de 28 dias a 11 meses e 29 dias que foram a óbito por diarreia.

Ób 28d-1a Ira: Quantidade de óbitos de crianças com idade de 28 dias a 11 meses e 29 dias que foram a óbito por infecção respiratória aguda.

• Ób 28d-1a Out/Cau: Quantidade de óbitos de crianças com idade de 28 dias a 11 meses e 29 dias que foram a óbito por outras causas.

• Ób <1a Diarreia: Quantidade de óbitos de crianças com idade até 11 meses e 29 dias que foram a óbito por diarreia. Este total é obtido através da somatória de óbitos de crianças nas faixas etárias de menores de 28 de 28 dias a 11 meses e 29 dias por diarreia.

• Ób <1a Ira: Quantidade de óbitos de crianças com idade até 11 meses e 29 dias que foram a óbito por infecção respiratória aguda. . Este total é obtido através da somatória de óbitos de crianças nas faixas etárias de menores de 28 de 28 dias a 11 meses e 29 dias por Ira.

• Ób <1a Out/Cau: Quantidade de óbitos de rianças com idade até 11 meses e 29 dias que foram a óbito por outras causas. Este total é obtido através da somatória de óbitos de crianças nas faixas etárias de menores de 28 de 28 dias a 11 meses e 29 dias por outras causas.

• Ób Mulheres 10-14a: Quantidade de óbitos de mulheres com idade de 10 a 14 anos 11 meses e 29 dias.Ób Mulheres 15a49a: Quantidade de óbitos de mulheres com idade de 15 a 49 anos 11 meses e 29 dias.

• Ób Adolesc 10-19a: Quantidade de óbitos de indivíduos de ambos os sexos com idade de 10 a 19 anos 11 meses e 29 dias, em decorrência de violência doméstica, institucional, externa ou autoaplicada. O número de óbitos de adolescentes não entra no somatório do total de óbitos, porque ocorre duplicidade nos óbitos femininos na faixa etária.

• Ób Outros: Quantidade de óbitos de indivíduos de ambos os sexos com idade de 1 a 9 anos 11 meses e 29 dias, de indivíduos do sexo masculino com idade de 10 a 49 anos 11 meses e 29 dias e de ambos os sexos com idade de 50 ou mais anos.

INFORMAÇÕES SOBRE DOENÇAS: Informações sobre a ocorrência de algumas doenças entre os indivíduos cadastrados.

Informações sobre diabetes mellitus: Os dados de diabetes mellitus são consolidados a partir da ficha B-DIA.

Diabetes Cadast: Quantidade de pessoas com diabetes mellitus cadastradas.

Diabetes Acomp: Quantidade de pessoas com diabetes mellitus cadastradas que receberam pelo menos uma visita domiciliar do ACS no mês de referência.

Informações sobre hipertensão arterial: Os dados de hipertensão arterial são consolidados a partir da ficha B-HA.

• Hiperten Cadast: Quantidade de pessoas com hipertensão arterial cadastradas.

Hiperten Acomp: Quantidade de pessoas com hipertensão arterial cadastradas que receberam pelo menos uma visita domiciliar do ACS no mês de referência.

Informações sobre tuberculose: Os dados de tuberculose são consolidados a partir da ficha B-TB.

Tubercul Cadast: Quantidade de pessoas com tuberculose cadastradas.

Tubercul Acomp: Quantidade de pessoas com tuberculose cadastradas que receberam pelo menos uma visita domiciliar do ACS no mês de referência.

Informações sobre hanseníase: Os dados de hanseníase são consolidados a partir da ficha B-HAN.

Hansen Cadast: Quantidade de pessoas com hanseníase cadastradas.

Hansen Acomp: Quantidade de pessoas com hanseníase cadastradas que receberam pelo menos uma visita domiciliar do ACS no mês de referência.

Obs: Se for solicitada a informação sobre alguma das doenças acima para mais de um mês (exemplo: todos os meses do ano), o Ano/Mês deve ser especificado como linha ou coluna, para que os valores não sejam indevidamente somados.

INFORMAÇÕES SOBRE INTERNAÇÕES: Informações sobre hospitalizações, consolidadas a partir da ficha D de todos os profissionais das equipes. Referem-se à consolidação dos registros de hospitalizações iniciadas no mês de referência de residentes.

• Int <5a Pneumo: Quantidade de crianças hospitalizadas por pneumonia com idade até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

• Int <5a Desitrat: Quantidade de crianças hospitalizadas por desidratação com idade até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

• Int p/Álcool: Quantidade de pessoas hospitalizadas por abuso de álcool, independente da idade.

• Int. Hosp Psiq: Quantidade de pessoas hospitalizadas em hospital por diagnóstico psiquiátrico, que iniciaram internamento no mês de referência.

Int p/ Diabetes: Quantidade de pessoas hospitalizadas por complicações de diabetes, independente da idade: cetoacidose diabética, hiperosmolaridade, macroangiopatias (ateroesclerose de extremidades inferiores, coração e cérebro) e microangiopatias (retinopatia, nefroesclerose, monoradiculites, pé diabéticos, etc.).

• Int p/ Out causas: Quantidade de pessoas hospitalizadas por outras causas, independente da idade.

Variáveis referentes ao estabelecimento

• Estab de saúde por CRS e STS: Mostrará os estabelecimentos de saúde prestadores de serviços para o SUS segundo Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e Supervisão Técnica de Saúde (STS) onde as ESF e/ou EACS atuam.

Obs: Para selecionar os estabelecimentos de uma CRS ou STS não basta escolher a linha de descrição das mesmas, é necessário selecionar todos os estabelecimentos desejados na caixa de seleções disponíveis.

• Estab saúde por CRS e Subpref: Mostrará todos os estabelecimentos de saúde segundo Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e Subprefeitura onde as ESF e/ou EACS atuam.

Obs: Para selecionar os estabelecimentos de uma CRS ou Subprefeitura não basta escolher a linha de descrição das mesmas, é necessário selecionar todos os estabelecimentos desejados na caixa de seleções disponíveis.

Variáveis referentes às equipes

• Zona: Mostrará se a equipe atua na área rural ou urbana ou ambas.

Modelo de atenção (ESF/EACS): Mostrará os dados segundo o modelo de atenção da equipe (Equipes de Saúde da Família - ESF, Equipes de Agentes Comunitários de Saúde - EACS e outros).

 Variável referente à competência

Mês: Mostrará o mês de competência dos dados.
 

 Atualizada em 12/11/2013