Estabelecimentos de Saude

Dispõe de dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES – processados pelo DATASUS - Departamento de Informática do SUS, possibilitando conhecer a estrutura dos estabelecimentos de saúde, os serviços, recursos físicos e equipamentos disponíveis. O conhecimento destes itens é essencial para avaliação da capacidade operacional visando subsidiar o planejamento.

  • Estabelecimentos - Disponibiliza dados de tipologia de estabelecimento e atendimento com base nas atividades profissionais e serviços ofertados à população, vinculação administrativa, tipo de prestador de serviço (público, privado, etc), identifica a qual gestor o estabelecimento tem contrato/convênio, e que é responsável pelo cadastro, programação, autorização e pagamento dos serviços prestados SUS.

  • Leitos e Equipamentos - Apresenta o quantitativo de recursos físicos instalados nos estabelecimentos de saúde contidos no CNES. Consideram-se como recursos físicos as instalações para atendimento, tais como salas, consultórios, leitos e equipamentos.

    • A opção Equipamentos mostra a quantidade de equipamentos existentes, disponíveis para o SUS e em uso, por tipo. Os equipamentos são classificados por categorias: Diagnóstico por imagem, Infraestrutura, Métodos Ópticos, Métodos Gráficos, Manutenção da vida, Odontologia e outros.

    • Pode-se obter o quantitativo de Leitos em ambientes hospitalares, nas categorias de leitos cirúrgicos, clínicos, obstétricos, pediátricos, hospital dia e outras especialidades, na quantidade existente e na disponibilizada para atendimento pelo SUS.

  • Serviços - são codificados de acordo com o conjunto de ações realizadas: por atendimento individual, coletivo, serviços de apoio de diagnose e terapia ou programas; por especialidade ou estão vinculadas a habilitações especiais ou políticas específicas. Cada serviço está classificado de acordo com a complexidade ou outra especificação que identifique mais precisamente o que é ofertado no serviço.

  • Vínculos Profissionais - Apresenta o quantitativo de vínculos cadastrados no CNES. Se um mesmo profissional possuir dois ou mais vínculos, seja em uma mesma instituição ou em estabelecimentos distintos, é contabilizado mais de uma vez.