ISA Capital - Inquérito de Saúde no Município de São Paulo

Pesquisa realizada em amostra de domicílios permanentes da área urbana da cidade de São Paulo, o ISA-Capital está previsto para ocorrer a cada cinco anos, financiado pela Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo e desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas e Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Foram realizados levantamentos em 2003, 2008 e 2015. Na última edição foi incorporada representatividade da amostra segundo Coordenação Regional de Saúde.

Os dados do ISA – Capital são obtidos por meio de amostragem estratificada o que é tabulado em uma funcionalidade específica para tratamento de dados de amostras ponderadas com necessidade de cálculos de intervalos de confiança e precisão de medidas (Conheça a metodologia). Seus resultados são apresentados como proporções (percentuais).

O Tabnet do ISA-Capital é composto de módulos que serão disponibilizados gradativamente. Neste lançamento as tabulações priorizaram aspectos do ISA-Capital não disponíveis em outras bases de dados do SUS: Hipertenção Arterial, Diabetes Mellitus e Fatores de Risco. A unidade da base é composta por um entrevistado e é ponderada segundo domínios de faixa etária, sexo e Coordenação Regional de Saúde vigente no ano da realização.


Atenção: para obter orientações sobre as especificidades dastabulações do ISA-Capital e descrição das variáveis disponibilizadas no TabNet, consulte “Notas Técnicas”.

Módulos: