Hospedaria de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Municipal

 HospedariaA Hospedaria de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Municipal tem a missão de implementar um modelo de assistência ativa e integral, que atenda às necessidades dos pacientes, reafirmando o processo contínuo de humanização e qualidade no atendimento hospitalar.

Inaugurada em 4 de Junho de 2004, ela tem como fundamento o “Cuidado Paliativo”, e por filosofia de tratamento o conforto e bem-estar dos portadores de doenças crônicas progressivas e potencialmente mortais.

Suas principais ações estão voltadas para o atendimento afetuoso dos pacientes e familiares com atividades programadas por equipe multiprofissional composta por Psicólogos, Médicos, Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem, Assistente Social e Assistente Espiritual.

Oferece ainda, assistência integral aos familiares visando facilitar o entendimento e o enfrentamento do processo de morte/luto. Desde sua implantação, em 2004, a Hospedaria atendeu mais de 700 pacientes, sendo a maioria, em 90% dos casos, portadores de câncer.

O atendimento médico é direcionado para o controle impecável da dor e dos sintomas desagradáveis, que acompanham as doenças crônicas em fase avançada, baseado em conhecimento técnico específico, evitando procedimentos invasivos, dolorosos e desnecessários, focado principalmente na qualidade de vida e dignidade do paciente.

“É frequente nos hospitais pacientes, cuja doença não responda mais ao tratamento curativo, ocuparem leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), Pronto Socorro e sala de choque, o que acarreta em assistência inadequada causando mais sofrimento, tanto para o paciente como para seus familiares desumanizando a prática médica, comenta a médica Oncologista e Coordenadora da Hospedaria de Cuidados Paliativos do HSPM, Dra. Dalva Yukie Matsumoto.

Com dez leitos, a Hospedaria de Cuidados Paliativos funciona em uma ampla e confortável casa, ambientada para esse fim, com salas, cozinha, banheiros, quartos, jardim e varandas, propiciando um acolhimento aconchegante, que se distancia da realidade hospitalar e  estabelece um atendimento personalizado a cada um dos seus "hóspedes".

Todo o projeto de Cuidados Paliativos desenvolvido na Hospedaria de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Municipal está fundamentado nas orientações sobre Cuidados Paliativos determinado pela OMS (Organização Mundial da Saúde - 2002).

Sobre os Cuidados Paliativos

Cuidados Paliativos é uma abordagem que melhora a qualidade de vida dos pacientes e familiares que enfrentam uma doença que ameaça a vida, promovendo o alívio da dor e de outros sintomas.Proporciona ainda suporte espiritual e psicossocial, desde o diagnóstico, até o final da vida e no período de luto (definição da Organização Mundial da Saúde – OMS- 2002).

Hospedaria de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Municipal
Rua Muniz de Souza, 992 - Aclimação

Telefone: (11) 3399-4745