HSPM dá inicio a reforma e ampliação do Pronto-Socorro

Objetivo é melhorar as condições estruturais do serviço e aprimorar o atendimento ofertado aos servidores municipais e seus dependentes

entrada do pronto-socorro em reforma



Por: Tatiana Ferreira
Fotos: Daniela Avancini e Dayane Tavares




O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) iniciou no dia 19 de novembro a reforma predial do Pronto-Socorro (PS).

O projeto inclui a reformulação interna da Unidade com a construção de mais dois pavimentos integrando o Pronto-Socorro Infantil, a Pediatria e Psiquiatria e Psicologia da Infância e Adolescência, com o objetivo de adequar o Hospital às atuais necessidades de atendimento.

O trabalho está sendo realizado por uma empresa contratada ao custo de R$ 9.196.354,39 e tem previsão de um ano de duração.

O investimento faz parte do Programa Avança Saúde SP, resultado de um acordo inédito articulado pelo Prefeito Bruno Covas e o Secretário Municipal da Saúde, Edson Aparecido junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que prevê recursos de cerca de R$ 800 milhões para a saúde.

As melhorias integram o planejamento de curto, médio e longo prazo elaborado pela Superintendência com o objetivo de garantir as reformulações e adequações que o HSPM necessitava.

“Obras que nunca foram realizadas em 62 anos de atividade estão ocorrendo para recuperar a infraestrutura do complexo hospitalar. Queremos atender os servidores com a qualidade que eles merecem e também oferecer melhores condições de trabalho para que os profissionais tenham orgulho de falar que trabalham aqui”, declara Dr. Luiz Carlos Zamarco, Superintendente do HSPM.

 

Vista panorâmica do pronto-socorro

 

O que será feito
A reforma e aumento do Pronto-Socorro Adulto, com integração do Pronto- Socorro Infantil, reforma de parte do 2º andar – Setor 1 do Bloco Ambulatorial, e da construção de mais dois pavimentos acima da Ala Nova do PS, para acomodação das demais Unidades mencionadas, resultará o aumento de 1.819 m², totalizando uma intervenção de aproximadamente 3.594m².

O projeto prevê, entre outras melhorias, a criação de espaços próprios para a Sala de Sutura, Drenagem, Almoxarifado, Aplicação de Soro, Consultório de Ginecologia-Obstetrícia, Sala de Enfermagem, Enfermaria para 10 Leitos de Observação e e Semi-Intensiva e até um corredor independente de comunicação entre o PS Adulto e o prédio principal do Hospital.

Já o PS Infantil terá quatro consultórios, Sala de Medicação, Inalação, Procedimentos/Emergência, Sala de Enfermagem, Posto de Enfermagem, Enfermaria de Observação com quatro leitos, um isolamento, entre outros espaços.

O 2º andar, a ser construído, abrigará Enfermarias para 56 leitos de retaguarda do Pronto-Socorro, Posto de Enfermagem, Sala de Equipamentos, Prescrição Médica, Rouparia, Copa, Expurgo, Sanitários, Sala de Resíduos Sólidos e Depósito.

O 3º andar, também a ser construído, abrigará área ambulatorial do hospital, Pediatria e Psiquiatria e Psicologia da Infância e Adolescência, com o seu acesso pelo Bloco Ambulatorial.

A laje de cobertura do 3º pavimento dará lugar a um espaço de convivência, com acesso pelo 4º andar. Além disto, todos os andares estarão interligados por uma escada de emergência, construída em estrutura metálica.

Outra melhoria prevista é a instalação de ar-condicionado central nas seguintes unidades: Centro Cirúrgico/Central de Material Esterilizado, Centro Obstétrico, UTIs Adulto e laboratório.

 

fotos interna da reforma do pronto-socorro

Como fica durante a reforma do PS
Como fechar o PS para a reforma é inviável, uma vez que o serviço realiza, em média, 11.500 atendimentos mensais e também é referência em trauma na região centro-oeste da capital paulista, uma premissa do projeto é minimizar possíveis transtornos aos usuários e profissionais, por esse motivo as obras estão sendo feitas de forma segmentada.

No momento, uma parte do atendimento do Pronto-Socorro está acontecendo onde as obras ainda não foram iniciadas e outras transferidas e realocadas em outros andares do hospital.

O atendimento priorizado será do servidor público municipal, mas ressaltamos que nenhum paciente que procurar o hospital será dispensado. Nos momentos de maior procura, para garantir que os casos sejam atendidos no tempo oportuno, os pacientes passam por uma classificação de risco, assim a assistência aos casos clínicos de maior gravidade são priorizados.

Outra informação importante é que durante toda a reforma o estacionamento para carros e motos ficará fechado para evitar acidentes e garantir a segurança de todos, sendo permitido apenas o acesso de ambulâncias e veículos para embarque e desembarque de pacientes.

Já a Portaria Única - que também está sendo contemplada com melhorias, como a reforma de sua rede hidráulica -, permanecerá fechada, sendo a entrada de pedestres feita exclusivamente pela Portaria localizada na Rua Castro Alves.
Todas as alterações de fluxo necessárias para o bom andamento da reforma estão identificadas com a devida sinalização a fim de garantir o andamento contínuo dos serviços e a segurança de todos que circulam pelo hospital.

 

foto externa da reforma

 

Conheça outras melhorias que também estão em andamento:

- Setor de Coleta do Laboratório – O Laboratório, localizado no 4º andar, também está passando por melhorias estruturais e os locais de atendimentos foram transferidos provisoriamente. Os pacientes com mobilidade reduzida que utilizam o serviço estão sendo atendidos em um novo espaço no quarto andar. Os demais usuários tiveram o atendimento direcionado ao prédio onde fica o NEST.

- Setor de Endoscopia/Colonoscopia – Até o final de dezembro, deve ser concluída a troca do telhado e as adequações físicas no setor.

- Serviço Técnico de Nutrição e Dietética (STND) – A reforma geral do setor, que prevê atualização da rede hidráulica e elétrica e outras melhorias, teve início no dia 14 de novembro e tem previsão de conclusão em junho de 2020.