IV SIMA - Semana Interna do Meio Ambiente

Mais de 500 participações

          Nos dias 4 a 6 de junho, o HSPM por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CIPA), realizou a Semana Interna do Meio Ambiente, sob o tema: Meio Ambiente, Nossa Atitude Faz a Diferença, esta em sua quarta edição. A abertura contou com a presença da Dra. Leda Aschermann – Secretária Adjunta da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), que compôs mesa com a superintendente Dra. Elizabete Michelete e com o Sr. Alcino Morais Pais, presidente da CIPA. A secretária adjunta parabenizou o HSPM pela iniciativa do evento e ressaltou a relevância de ações como esta nos equipamentos públicos de saúde do município paulista. Na oportunidade, apresentou os avanços de sua Secretaria, bem como as atividades propostas a serem realizadas, além de abrir workshop para respostas da platéia. No final, contemplou os participantes com exemplares do livro ‘Plantas Medicinais’ e colocou a pasta a disposição do Hospital, deixando uma mensagem a todos os funcionários:
“As mudanças tão necessárias se darão com informação e exemplo pessoal. Vocês estão atuando exemplarmente nestas duas frentes. Parabéns, estamos juntos!”, disse Leda Aschermann.


          Para Dra. Elizabete Michelete o tema deste ano não foi por acaso. Ressalta que o Hospital vem se empenhando nas questões ambientais e que já conquistou a garantia de sua participação na ‘Conferência Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo, evento proposto anualmente pela Câmara Municipal de São Paulo. Registrou ainda que, neste ano, no início de maio, a apresentação ficou por conta das ‘120 toneladas’ de Papel e Papelão reciclados nos últimos dois anos na Unidade Hospitalar, foi exibido um vídeo deste processo. Relembra ainda, a série histórica das ações desenvolvidas diuturnamente pelas equipes de trabalho. Para o presidente da CIPA é preciso conscientizar pessoas, assim, o respeito ao Meio Ambiente estará nas atitudes do dia- a-dia.

“É preciso conscientizar e respeitar. O futuro do meio ambiente depende de pequenas atitudes diárias, que no final, farão a diferença!”, disse Alcino Morais Pais.
          O evento contou com 509 participações, e a programação ofereceu palestras educativas e aulas práticas, ministradas por funcionários do Hospital e convidados de equipamentos privados e públicos, que abrilhantaram a semana, agregando conhecimento a todos os participantes e fortalecendo a rede de contatos. No encerramento um show musical com Luigi Vanutti, trouxe ao palco clássicos da Itália.

          A CIPA não deixou de fora o Centro de Educação Infantil do HSPM que também teve sua cota de contribuição. As crianças desenvolvem o previsto em conteúdo programático sistematicamente, e quando o assunto é Meio Ambiente, a lição é certa. No último dia 19, professores e alunos estiveram acompanhando os trabalhos da equipe de jardineiros do Hospital, em mais uma de suas ações de plantil. Após o hino nacional, colocaram a mão na massa, ou seja, na terra. O lúdico dos livros saiu do papel para a descoberta da força da natureza. A superintendente em substituição Dra. Flavia Ivana Pallinger, prestigiou este momento e pode assistir a apresentação da história centenária do Pau Brasil, cientificamente denominado ‘Caesalpinia echinata lam’ proferida pelo presidente da CIPA. Foram doadas 20 mudas de árvores frutíferas por meio de SVMA, diretamente do Viveiro Manequinho Lopes.