11ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas de São Paulo

Governança para Sustentabilidade

O HSPM participou no último dia 08 de maio da 11ª Conferência Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo, realizado no Memorial da América Latina. Com espaço garantido para o stand do Hospital, e em seu 4º ano consecutivo, o HSPM sempre se mostrou preocupado com as questões ambientais, por este motivo vem contribuindo para conscientização de sua força de trabalho, entendendo que, cuidar do Meio Ambiente é uma questão de saúde. O tema deste ano traz o relevante número de coleta de Papel e Papelão, ‘Mais de 120 toneladas’. Este é fruto do trabalho de diversas equipes, que em pouco mais de dois anos, alcançaram importante contribuição ambiental. 

Foi elaborado um vídeo que apresenta todo o processo de coleta e o descarte correto em parceria com a Cooperativa de Reciclagem COOPERE. Também em destaque, o curso de Responsabilidade Socioambiental, cujo objetivo é o de capacitar e conscientizar todos os colaboradores quanto ao descarte correto de resíduos. No 1º trimestre de 2012 registrou-se mais de 50% de adesão e participação das equipes.

O descarte correto de papel e papelão é item obrigatório no processo de coleta seletiva e está previsto no Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde do HSPM, também indispensável mediante os critérios do Controle de Qualidade Hospitalar. A atual administração, visando atender as necessidades desta coleta, adquiriu aproximadamente 1.500 lixeiras em 2010. Destas, 500 são especificamente para este tipo de material.