Iniciada apresentação de trabalhos do curso Lean Six Sigma Yellow Belt

Superintendência acompanhou de perto a apresentação dos trabalhos

 Nos dias 31 de janeiro e 28 de fevereiro aconteceram, respectivamente, a primeira e a segunda fases de apresentações do desenvolvimento dos trabalhos dos grupos participantes do Projeto Lean Six Sigma Healthcare. Trata-se de uma metodologia que utiliza ferramentas da Qualidade, visando à melhoria dos procedimentos organizacionais, resultando em um atendimento mais humanizado e de qualidade. O curso Lean Six Sigma Yellow Belt foi ministrado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, em contrapartida aos estágios não remunerados realizados no HSPM.

Os funcionários de 23 setores do HSPM coletaram dados sobre os serviços do hospital para analisarem os temas. O grupo um (1) analisou o índice de satisfação do paciente internado em relação ao atendimento da equipe de enfermagem. O grupo dois (2) verificou sobre o tempo de solicitação de cópia do Boletim de Emergência para a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)/Perícia no Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME). O grupo três (3) analisou o atraso na entrega das medicações na Internação. O grupo quatro (4) verificou o tempo médio de atendimento do paciente no Pronto-Socorro. O grupo cinco (5) coletou dados sobre a marcação de consultas de retorno da Clínica de Ortopedia após realização de ressonância magnética. O grupo seis (6) analisou o tempo de permanência do paciente atendido no Pronto-Socorro Adulto aguardando liberação de leitos para internação na Enfermaria Clínica.

Os trabalhos apresentados destacam a preocupação dos servidores do hospital em identificar oportunidades de melhoria e propor soluções, visando aprimorar o cuidado prestado aos pacientes para alcançar a Missão do HSPM “Atender, Cuidar e Ensinar com Excelência”.