Mamografia oferece 90% de chances de cura contra o câncer de mama

Exame é indicado para mulheres com mais de 40 anos e amplia as chances de cura conta o câncer de mama

 Arte ilustrativa com fundo branco onde aparece um holofote dento de um aparelho celular e uma mão segurando. Ao lado está escrito HSPM Responde

 

Cinco (5) de fevereiro é o Dia Nacional da Mamografia, data que lembra a importância deste método de rastreamento para a detecção precoce do câncer de mama.
Segundo o Ministério da Saúde, a mamografia e o exame clínico das mamas identificam alterações suspeitas, porém, a confirmação de câncer é realizada por meio de biópsia, durante o exame histopatológico, realizado em laboratório.

Entrevistamos o Dr. Alexandre Nozaki, Ginecologista e Coordenador do Serviço de Referência em Saúde da Mulher Servidora do HSPM, que trouxe mais informações acerca da relevância da data.

1. Por que é importante que as mulheres realizem a mamografia?
É o método indicado para rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama, permitindo assim o diagnóstico precoce com chances de cura maior que 90%.

2. Quando uma mulher deve fazer a mamografia?
Esse exame é indicado para mulheres a partir dos 40 anos e deve ser realizado anualmente.
Caso a paciente apresente fatores de risco para o câncer de mama, como parentes de primeiro grau que já tiveram a doença, ou em mulheres com mutações genéticas, esse exame poderá ser solicitado precocemente (antes dos 40 anos), a depender dos critérios de avaliação do mastologista.

3. O autoexame pode substituir a mamografia?
Não? O autoexame não substitui a mamografia.
O importante é que todas as mulheres conheçam o próprio corpo e que percebam, o quanto antes, quando algo de diferente aparecer. Então, procure o seu Mastologista para avaliação.

4. Existe algum preparo que deve ser realizado antes do exame?
Evitar o período menstrual para agendar esse exame. Isso porque as mamas estão mais inchadas e doloridas nessa fase, o que pode tornar a mamografia desconfortável.
Caso a paciente tenha tomado a vacina contra a Covid-19, é recomendado aguardar de 4 a 6 semanas para que o exame não apresente falso positivo, uma vez que a vacina pode alterar a região dos linfonodos.
O uso de desodorante, talco, hidratante, e outros produtos para higiene das axilas, também podem causar alterações nas imagens do exame.

5. Como é realizado o procedimento?
É realizado através dos mamógrafos digitais, comprimindo as mamas em duas incidências de cada lado. Quando a paciente tem uma prótese mamária, geralmente é necessário realizar mais incidências.

6. A radiação do exame pode fazer mal?
Não. Quando o exame é feito de acordo com a indicação do médico, não há problema algum. A quantidade de radiação em um exame rotineiro é muito baixa.

7. A mamografia de rotina deve ser feita a partir de qual idade?
Deve ser feita a partir dos 40 anos, em mulheres de risco habitual.
É importante lembrar que o câncer de mama tem uma alta prevalência (incidência), e, em média, de 22% a 30% das mulheres morrem por câncer de mama. Portanto, fazer o exame de mamografia junto dos exames ginecológicos de rotina anualmente, a partir dos 40 anos, é importante para fazer o rastreamento.

O HSPM dispõe de um mamógrafo digital que atende a um protocolo atualizado de diagnóstico e rastreamento de câncer de mama, para que os mastologistas possam fazer todo o acompanhamento necessário, tanto de rotina quanto a partir de um diagnóstico. O procedimento é realizado tanto para o acompanhamento clínico quanto para o acompanhamento cirúrgico, bem como para todos os outros exames e tratamentos complementares.