Destaques: "Pratas da Casa”

Servidora Cássia Sampaio Moura compartilha o desenvolvimento do seu trabalho de mestrado

 O HSPM apresenta uma nova coluna do seu jornal mensal: Destaques - “Pratas da Casa”, que tem como objetivo reconhecer e divulgar os trabalhos acadêmicos e literários produzidos pelos servidores que atuam no hospital. Neste mês, apresentamos o trabalho de mestrado desenvolvido pela servidora Cássia Sampaio Moura, responsável pela Gerência Técnica de Capacitação e Desenvolvimento.

Cássia nos conta que, em 2021, o setor de Capacitação e Desenvolvimento de toda a Prefeitura Municipal de São Paulo ainda passava por um momento crítico, em função da pandemia iniciada em 2020. Neste período, devido aos decretos 59283, de 16/03/2020 (que proibiu a realização de cursos presenciais e a distância) e 59560, de 29/06/2020 (que permitiu apenas a realização de cursos à distância, até segunda ordem), foi necessário desenvolver novos formatos de trabalho, no contexto de capacitação e desenvolvimento.

Concomitante a este cenário, a servidora comenta que prestou a prova para ingressar na última turma do Mestrado Profissional da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), na modalidade Ensino a Distância (EAD), e foi aprovada. Sobre o projeto “Programa de Desenvolvimento Profissional: uma análise comparativa dos processos de educação corporativa presenciais e EAD, no ambiente hospitalar”, apresentado à UNIFESP para pesquisa, Cássia comenta: “A proposta do mestrado profissional da UNIFESP era apresentar um projeto que tivesse relação com as práticas do trabalho e que, com base nos resultados da pesquisa realizada, o aluno deveria oferecer um produto aplicável ao trabalho”.

A responsável pelo setor de Desenvolvimento comenta sobre a pesquisa desenvolvida, quanto aos dados comparativos de participação nos cursos presenciais e a distância, no período de 2019 a 2022 no HSPM, que resultou no produto denominado: “Trilha do conhecimento para servidores de nível básico”. Esse curso foi pensado com base em parte dos resultados analisados na pesquisa, abaixo ilustrados, de participação nos cursos por nível de escolaridade:

Tabela com dados dos servidores que participaram dos cursos

A servidora concluiu que ambas as modalidades são importantes, dependendo do foco: “Para os profissionais da assistência, o EAD amplia possibilidades, considerando que os profissionais não precisam se deslocar do trabalho e podem adaptar-se à sua rotina diária. Já para os profissionais de nível fundamental, os cursos presenciais são mais procurados”.

Cássia considera que os cursos de educação permanente e continuada contribuem para o desenvolvimento profissional do servidor, pois oferecem um aprimoramento contínuo pós-formação. Além disso, a educação que tem como foco as experiências vividas nos processos de trabalho, culmina no atendimento de qualidade: prevenção, promoção e recuperação da saúde.

Sobre a contribuição que seu projeto trará para o HSPM, Cássia comenta: “poder contribuir para que os colegas a se sintam pertencentes à engrenagem do HSPM, onde todos são peças importantes para o atendimento ao paciente-servidor, só me deixa motivada por poder contribuir com a missão desse conceituado hospital: “Atender, Cuidar e ensinar com excelência”, e complementa: “Agradeço de coração à minha equipe, a todos que me apoiaram e à Superintendente do HSPM, Dra. Elizabete Michelete, que autorizou a realização da pesquisa”.

O HSPM convida todos os servidores que tiverem obras ou trabalhos publicados para partilharem essa experiência com os demais colegas, participando nesta coluna nas próximas edições do jornal. Orientamos procurarem o setor de Comunicação, pelos ramais 7945 ou 7954.