Dia Mundial da Audição lembra os cuidados com o ouvido

Cuidados são pontos-chave para preservar uma boa audição

Arte e Texto: Jéssika Amorim

No dia 03 de março é comemorado o Dia Mundial da Audição, data que visa alertar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde auditiva e prevenção contra maus hábitos que podem levar à perda auditiva no dia a dia.

De acordo Andréa Lúcia Bortolai Mathias, fonoaudióloga do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), os sons altos aos quais a população fica exposta com frequência, no trabalho ou no lazer, podem causar lesões nas células ciliadas do ouvido. Como essas células não têm reposição, o resultado é a perda auditiva. Mesmo que uma perda auditiva afete pouco a vida de uma pessoa, uma perda significativa causa dificuldades na comunicação, o que pode interferir na qualidade de vida das pessoas. Por exemplo, em uma festa, a pessoa com perda auditiva pode ter dificuldade de socialização por não conseguir entender o que está sendo dito.

Para limpar os ouvidos, a fonoaudióloga recomenda utilizar apenas uma toalha e o dedo mindinho, passando pela orelha apenas até onde o dedo alcança. Muitas pessoas cometem o erro de limpar os ouvidos com cotonete. Ao utilizar este objeto, a cera acaba sendo empurrada e acumulada na parte mais profunda do conduto auditivo, causando rolha de cera.

Evitar sons altos, utilizar os fones auriculares com o volume da metade para baixo, não coçar o ouvido com nenhum objeto e não pingar nada dentro do ouvido sem indicação médica são as orientações para preservar a saúde auditiva.

A fonoaudióloga ressalta a importância dos cuidados diários: “Tenho visto adolescentes que estão com uma perda auditiva por uso de fone de ouvido igual a de um trabalhador com 15 anos de trabalho em construção civil. Preserve sua audição!”.
Nem todos os casos têm relação com a idade ou com maus cuidados. Caso sinta a perda auditiva, busque orientações de um profissional.