Semana de mobilização nacional incentiva a doação de medula óssea

Campanha acontece entre os dias 14 a 21 de dezembro

Arte: Jéssika Amorim
Texto: Giovanna Almeida


Instituída pela lei nº 11.930/2009, a semana comemorativa incentiva a doação de medula óssea, promove informações a nível nacional e busca atrair possíveis doadores.

O tecido líquido-gelatinoso localizado nas cavidades dos ossos, conhecido como medula óssea, é responsável por produzir as células sanguíneas. Na medula residem as células-tronco hematopoéticas, que possuem a capacidade de se autorrenovarem e darem origem aos glóbulos brancos (que combatem infecções), aos glóbulos vermelhos (que transportam o oxigênio) e às plaquetas (que auxiliam na coagulação). Logo após esse processo, as mesmas são liberadas na corrente sanguínea.

O transplante de medula óssea se trata do tratamento voltado aos portadores de doenças como leucemias, linfomas, mieloma múltiplo, anemia falciforme e talassemia. Dessa forma, consiste na substituição de células da medula doente ou deficitária por células saudáveis doadas.

Segundo o Dr. Paulo de Novoa Cardoso, Médico Hematologista do HSPM, há duas formas de realizar a doação de células progenitoras ou células-mãe de medula óssea. O primeiro método é conhecido como punção e está relacionado à coleta das células diretamente de dentro da medula óssea (nos ossos da bacia). Já o segundo, conhecido como aférese, é feito através da filtração de células-mãe que passam pelas veias.

Uma vez que as células se renovam, aproximadamente a cada 30 dias, o organismo fica totalmente recuperado. Assim, é possível realizar a doação mais de uma vez na vida. Para ser um doador de medula óssea, é necessário se cadastrar em algum hemocentro, ter entre 18 e 35 anos e estar em bom estado de saúde.