HSPM Responde: entenda sobre o câncer de próstata e os seus desdobramentos

Novembro Azul

 Imagem ilustrativa na qual aparece à esquerda um holofote dentro de um celular e à direita o Texto HSPM Responde

A campanha do Novembro Azul, que teve origem no ano de 2003, tem como principal objetivo alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Além do mais, o mês comemorativo conscientiza sobre os devidos cuidados ligados à saúde do homem. Nessa edição do HSPM Responde, o médico urologista Dr. Alexandre Crippa, discorre sobre o câncer e seus desdobramentos.

1. O que é a próstata e qual a sua função?
A próstata é uma glândula, de 15 a 20 gramas, que se localiza logo abaixo da bexiga, sob o reto. Quando o homem ejacula, apenas 5% é espermatozoide, o resto é o líquido produzido pela vesícula seminal e pela próstata, que nutre esse espermatozoide. Portanto, a próstata ajuda na sobrevivência do espermatozoide.

2. Quais doenças podem acometer a próstata?
Há algumas doenças que acometem a próstata, como a hiperplasia prostática benigna. A mesma afeta 80% dos homens acima dos 50 a 60 anos, sendo a mais frequente. Outra doença comum é o câncer de próstata, que normalmente surge na periferia da próstata, enquanto o adenoma (crescimento benigno) surge no meio da próstata. O câncer de próstata e o adenoma apresentam os mesmos sintomas, como a vontade de urinar frequentemente ou a dificuldade para iniciar o jato de urina.

3. Por que o diagnóstico precoce do câncer de próstata é fundamental?
O câncer nasce na periferia da próstata e tem que crescer até o meio para promover os sintomas. Se o médico esperar os sintomas se manifestarem para diagnosticar, provavelmente, o mesmo já terá se tornado metastático. A chance de cura vai diminuir muito, por isso é tão importante fazer os exames preventivos. Quando o diagnóstico é precoce, ou seja, antes dos sintomas, o câncer ainda vai estar dentro da próstata. Em 90% destes casos há cura. Para se ter uma ideia, a cada 7 segundos no planeta, um paciente sofre com o diagnóstico de câncer de próstata. É muito importante fazer o diagnóstico precoce para que o paciente possa ser tratado e curado.

4. O que são os exames preventivos?
Os exames preventivos são o toque e o PSA (Antígeno Prostático Específico: proteína produzida exclusivamente pela próstata e identificada no exame de sangue). O toque é importante no caso do câncer agressivo (em torno de 20% dos casos), uma vez que, nestes pacientes, o funcionamento celular está desorganizado e não consegue produzir a proteína PSA. O exame preventivo deve ser realizado a partir dos 50 anos, para quem não tem histórico familiar, e aos 45 anos, para pessoas com histórico familiar, negros ou obesos.

5. Por que a saúde masculina e seus cuidados são inúmeras vezes colocadas em segundo plano?
O problema que a gente enfrenta, não apenas no câncer de próstata, é que o homem não tem o hábito de ir ao médico. A mulher é completamente diferente, desde a menstruação ela vai ao médico. O homem não, geralmente começa só aos 40-45 anos de idade, o que é complicado. Essa cultura não é fácil de mudar. Precisamos parar para cuidar da saúde, não só do câncer de próstata. O câncer de próstata chama a atenção, mas existe uma epidemia de sífilis e de doenças sexualmente transmissíveis. Precisamos chamar atenção para isso também.