Novembro Azul no HSPM

Campanha Novembro Azul é incentivada por meio de ações

Texto: Giovanna Almeida

No mês de novembro é realizada a campanha do Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. No Brasil, a doença é o segundo tipo de câncer mais frequente nos homens e é causada pela multiplicação desordenada das células na próstata, que formam um tumor.

A fim de celebrar a data, foi disponibilizada uma palestra online sobre a saúde do homem durante todo o mês de novembro, ministrada pelo médico urologista Dr. Alexandre Crippa. O especialista frisa que o diagnóstico precoce permite o tratamento efetivo da doença, pois quando o homem já tem sintomas significa que o câncer já está avançado, diminuindo as chances de tratamentos efetivos.

A apresentação também chama atenção da população masculina para cuidar do seu corpo e mente, evitando maus hábitos, mantendo os exames em dia e uma alimentação balanceada. Com o objetivo de sensibilizar os usuários para os cuidados e prevenção ao câncer de próstata, foi montado um painel informativo no saguão de entrada do hospital, por meio do Programa Gestão Humanizada, cuidar de quem cuida.

A Central de Ação Voluntária (CAV), que faz parte da Gerência Técnica de Capacitação e Desenvolvimento do HSPM, organizou a entrega de laços azuis pelo hospital e todos os funcionários foram convidados a utilizar peças de roupa da mesma cor da campanha. O acontecimento foi registrado em colaboração com o setor de Comunicação. Também foi realizada a caminhada ao parque da aclimação, com um time uniformizado e com faixa sensibilizando as pessoas para os cuidados com a saúde, no sentido de prevenção ao câncer de mama e de próstata.

 

Foto dos funcionários utilizando o laço azul da campanha novembro azul

Foto: Arquivo HSPM