Histórias que Inspiram

Ademir de Souza nos conta sobre sua trajetória de 49 anos no HSPM

Texto: Giovanna Almeida

Na edição de novembro de “Histórias que Inspiram”, conheceremos a trajetória do servidor Ademir Rodrigues de Souza, coordenador da Seção Técnica da Contabilidade do HSPM.

Há 49 anos trabalhando no Hospital do Servidor, Ademir Rodrigues iniciou sua trajetória através de um processo de seleção para a vaga de escriturário, ingressando no hospital no dia 6 de junho de 1974.

Ademir, bacharel em Ciências Contábeis, exerceu função como escriturário até 30 de novembro de 1977, quando então, tornou-se técnico em Contabilidade do hospital. Durante o período que se estende do dia 2 de março de 1983 até 11 de setembro de 1984, o servidor ficou encarregado pelo setor, assumindo seu atual cargo de coordenador da Seção Técnica da Contabilidade em 12 de setembro do mesmo ano.

Tendo realizado um curso de Especialização em Administração Hospitalar, explica que a contabilidade, aplicada ao setor público, possui três aspectos principais: o patrimonial, o orçamentário e o financeiro. A principal função é a prestação de contas aos cidadãos, no que diz respeito à situação patrimonial das entidades públicas.

Ademir conta que sua rotina envolve atividades como: analisar o balancete contábil, elaborar relatórios gerenciais econômicos e financeiros, calcular índices econômicos, elaborar orçamento, acompanhar a execução orçamentária, analisar relatórios e assessorar a gestão institucional.

Quando questionado sobre o perfil de um bom profissional da área, comenta: “Para prosperar na carreira e ser reconhecido com um bom profissional, é necessário um modo responsável de atuação, algumas virtudes e habilidades que deverão ser trabalhadas. O profissional contábil não apenas lida com números, mas também está inserido em um mundo mais globalizado, onde oportunidades de trabalho se tornam uma realidade. Portanto, é necessária uma atualização constante de conhecimentos, ter uma rede de contatos (networking), ter domínio tecnológico, além de comunicação assertiva e visão estratégica”.

O servidor acrescenta que quando as pessoas descobrem que ele trabalha em um hospital, muitas delas ficam surpresas com a possibilidade de carreira e manifestam interesse em conhecer na prática as atividades desenvolvidas por um contador público.

Por fim, Ademir deixa um conselho para os recém-formados que almejam um cargo como o dele: “Nunca, em hipótese alguma, desista dos seus sonhos. Dedique-se, se esforce, faça mais do que te peçam e pergunte tudo o que puder. Nunca pare de aprender e acredite que, quanto mais estudarmos, mais nos damos conta de nossa capacidade. A busca constante por conhecimento é a base para se destacar na profissão. Cursos, palestras e conteúdos especializados mantêm o contador na vanguarda, enquanto uma compreensão de áreas complementares torna-o mais completo. E o mais importante: escreva sua história e compartilhe o que você sabe com quem vem depois de você”.