Fala, Nutri!

Cuidados com a saúde dos pacientes com diabetes


A coluna Fala Nutri de novembro sugere uma dieta nutritiva para os pacientes com diabetes, em lembrança ao dia 14 de novembro, data em que alertamos sobre os cuidados com a saúde contra esta doença, que é caracterizada por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) devido à inadequada metabolização da glicose pelo organismo. A diabetes atinge 10,2% da população brasileira.

O HSPM tem trabalhado para oferecer o atendimento mais adequado aos pacientes que têm este diagnóstico. Assim, em 2022, foi reformulado o atendimento individual no ambulatório de Nutrição do HSPM (Subespecialidade em Diabetes e Obesidade) para pacientes portadores de diabetes em uso de insulina, gestacional ou em estágio mal controlado. O novo protocolo de atendimento visa um atendimento mais ágil, individualizado e com profissional habilitada em educação em diabetes.

O acompanhamento nutricional alia ajuste no consumo de carboidratos, alimentação saudável e prática de atividade física, reduzindo o risco de complicações causadas pela hiperglicemia descontrolada.
Aos pacientes que têm dúvidas sobre como garantir o seu bem-estar antes, durante a pós a prática de atividade física, a nutricionista do HSPM, Agnes Striulli da Rocha, orienta uma dieta nutritiva:

Antes da atividade física:
Consuma uma fruta com aveia, ou duas fatias de pão integral com queijo, ou então um iogurte natural desnatado com cereal.

Durante a atividade física:
Tenha sempre à disposição alguma fonte de carboidrato de absorção rápida, caso tenha hipoglicemia (redução exagerada de glicose no sangue, com valor inferior a 70 mg/dL). Exemplos: sachês de mel, gel de carboidrato, isotônicos, suco de laranja, maltodextrina ou dextrose (as duas últimas são vendidas em lojas de suplementos alimentares, em sacos contendo um pó que deve ser diluído em água, usando-se uma coqueteleira). Mas lembre-se: seu uso restringe-se apenas a casos de hipoglicemia.

Após a atividade física:
Esta refeição é de suma importância, não apenas para evitar os episódios de hipoglicemia, como também para que não haja perda de massa muscular. Aqui será importante a inclusão do carboidrato e proteína.
Além disso, a nutricionista informa que é importante medir a glicemia antes, após e durante o treino (a cada 40 minutos) e sugere a seguir um guia de tratamento.

Medição de glicemia antes do exercício:
Menor que 90mg/dl – Ingerir 15 a 30g de carboidratos de ação rápida antes do início do exercício, exemplos: um pote de salada de frutas, uma porção de fruta, um copo de suco de laranja, uma bananada.

90 a 150mg/dl – medição ideal para iniciar exercício
Maior que 250mg/dl – não realizar nenhum exercício intenso até que os níveis estejam menores que 250mg/dl. Caso tenha aplicado insulina de ação ultrarrápida antes de se exercitar, espere de 30 a 90 minutos para começar os exercícios.
Se você tem pré-diabetes, ou seja, se sua glicose está um pouco alterada, os exercícios poderão ajudá-lo na prevenção da diabetes. Diversos estudos que avaliaram pessoas com pré-diabetes comprovaram que a atividade física regular reduz a chance de desenvolver diabetes em 37% a 58%. Esse resultado é muito melhor do que tomar qualquer remédio.

Texto: Equipe de Nutrição do HSPM