Modernização no Serviço Técnico de Análises Clínicas

Novos analisadores hematológicos possuem tecnologia de última geração

O Serviço Técnico de Análises Clínicas (5º andar), que faz parte da Diretoria de Apoio Técnico (DAT), fará uso de novos analisadores hematológicos de tecnologia inovadora e de última geração. Tratam-se de equipamentos que analisam os elementos do sangue de forma quantitativa e morfológica e auxiliam os médicos a realizarem diagnósticos precisos no atendimento dos pacientes.

Dentre as inovações, podemos citar o analisador morfológico digital, que proporcionará padronização dos exames, reduzindo o impacto negativo de interpretações e avaliações sugestivas nas leituras do hemograma e líquidos biológicos.

O aparelho apresenta precisão de 97% nos resultados, devido ao grau de concordância de 97% na contagem das células; resultados mais rápidos, em razão do menor tempo de liberação; além do aumento de produtividade dos resultados em 50% (maior número de resultados no mesmo tempo, em comparação ao método de análise anterior).

Já o equipamento de hematologia apresentará novos parâmetros que estarão presentes nos laudos de hemograma como:
Fração Reticulócitos Imaturos (IRF) - é um parâmetro útil na avaliação do grau de eritropoiese, possibilitando obter informações sobre resposta medular,acompanhamento pós-procedimentos terapêuticos e monitoramento de pacientes renais crônicos , especialmente em uso de eritropoetina e no diagnóstico precoce de anemias.

Fração Plaquetas Imatura (IPF) – é um parâmetro útil na avaliação da atividade trombopoiética e do aumento do consumo plaquetário. Apresenta diagnóstico diferencial de trombocitopenias, possibilitando monitorizar a recuperação da produção de plaquetas após transplante de células progenitoras hematopoiéticas e avaliar a recuperação medular após quimioterapia. A locação dos equipamentos provém de recursos próprios do HSPM.



Foto dos novos analisadores hematológicos

Imagem dos novos analisadores hematológicos no Laboratório do HSPM