25 de novembro é o Dia Nacional do Doador de Sangue

Campanhas de captação de doadores são realizadas no HSPM

Texto: Giovanna Almeida
Arte: Jéssika Amorim


O Dia Nacional do Doador de Sangue, datado no dia 25 de novembro, busca promover campanhas de doação de sangue nacionalmente, bem como destacar a importância desse gesto. Além disso, a celebração também tem como objetivo agradecer aos doadores pelo ato, sensibilizar a população e incentivar mais pessoas a doarem.

Estabelecida através do Decreto de Lei nº 53.988, a data simboliza o aniversário de fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue. Assim, tornou-se o dia oficial do doador de sangue no Brasil. O penúltimo mês do ano foi escolhido para essa causa por preceder a um período de baixos estoques, em razão das celebrações do final e início do ano.

Segundo o Dr. Paulo Roberto Borttolocci, hemoterapeuta do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), estamos entrando em um período de baixa quantidade de doações, em que essas campanhas externas tornam-se importantes. “Tem que ter esse incentivo, é uma coisa que deveria entrar na rotina das pessoas”, afirma o especialista.

Portanto, manter o banco de sangue abastecido para os diferentes tipos de atendimento e necessidades é uma condição fundamental para que um hospital possa funcionar adequadamente. No HSPM há a chamada captação de doadores, que busca e assegura a quantidade necessária de voluntários, seja de forma direta ou por meio de parceria com empresas que realizam campanhas de doação.

No mês de novembro foi realizada uma campanha no Banco de Sangue, localizado no 4º andar do hospital, que contou com a presença de 48 doadores. Como dito por umas delas, Dália Bruno Dias: “Hoje tem alguém que está precisando e amanhã pode ser eu.”

Para mais informações sobre o processo de doação de sangue, acesse o link:

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/hospital_do_servidor_publico_municipal/servicos/banco_de_sangue/index.php?p=6181