21 de novembro: Dia Nacional da Homeopatia

A Homeopatia se trata de uma prática complementar à medicina convencional

Texto: Giovanna Almeida
Arte: Jéssika Amorim


O Dia Nacional da Homeopatia, datado em 21 de novembro, é uma homenagem à chegada do homeopata francês Dr. Benoit Jules Mure em 1840 ao Brasil. O médico foi responsável por introduzir essa nova opção de tratamento no país. A data comemorativa tem como objetivo homenagear a instauração do modelo integrativo e divulgar mais informações sobre os benefícios desse tipo de tratamento.

Segundo a Dra. Maria Solange Gosik Straforini, médica Pediatra Homeopata da Associação Brasileira de Reciclagem e Assistência em Homeopatia (ABRAH) e responsável pela parceria técnico científica da Clínica de Homeopatia do Hospital do Servidor Público e Municipal (HSPM), “a homeopatia enxerga o indivíduo como um ser integral e integrado na sociedade e na família. Assim, focalizando a sua saúde e não a sua doença”. A área busca conhecer as vulnerabilidades do paciente através da sua história de vida e sua herança familiar, para assim atuar com medicamentos que possam prevenir doenças futuras. Nesse contexto, trata-se de uma terapêutica medicamentosa preventiva e curativa, que trata da doença pelo seu semelhante.

Antes, a homeopatia era considerada uma alternativa à alopatia. Contudo, atualmente ela é tida como uma prática complementar à medicina convencional. Desde o ano de 2006, a área faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde, sendo oferecida gratuitamente em instituições da rede pública.

“Na consulta são coletadas informações do paciente, desde seu nascimento até o dia da consulta. Assim, incluem as características do seu emocional, sua afetividade, medos, memória, tristezas e características da personalidade. Para o diagnóstico, necessita-se saber também informações dos antecedentes familiares, quanto às doenças que os acometem e exame físico. Realizada a primeira prescrição, seguem-se os retornos, que podem variar dependendo da gravidade dos diagnósticos”, aponta a especialista. Portanto, entende-se que o acompanhamento homeopático se entende por toda a vida de um paciente.

A Dra. Maria Solange destaca que um dos principais benefícios da homeopatia é reconduzir o estado de saúde de forma suave e duradoura, no nível físico ou emocional, estimulando inúmeras capacidades. Os medicamentos são derivados de plantas, minerais e animais que passam por um processo farmacotécnico chamado de ultradiluição. Este processo evita que o organismo sofra danos por intoxicação.

“Na Clínica de Homeopatia do HSPM, coordenada pela Dra. Solange Pivaro Monteiro, os pacientes de outras especialidades podem ter o tratamento realizado concomitantemente com os medicamentos alopáticos”, explica a Dra. Maria Solange Gosik Straforini.