HSPM promove campanha de substituição dos copos plásticos

O objetivo é a redução de resíduos plásticos no hospital

 A campanha Adote Uma Caneca teve início no HSPM com o objetivo de aumentar a responsabilidade ambiental e reduzir os resíduos gerados pelo hospital, por meio da substituição dos copos plásticos descartáveis por uma caneca ou garrafinha.
A proposta é, além de sensibilizar os servidores sobre a redução do consumo de copos plásticos e de papel, ampliar a conscientização sobre o descarte adequado de resíduos, evitando a poluição, contaminação e em especial o entupimento das tubulações de esgoto do hospital.

Segundo pesquisas, na fabricação industrial do copo plástico descartável são gastos cerca de 500 ml de água, enquanto na lavagem de um copo de vidro o volume reduz para 400 ml. Já em relação ao descarte, dados apontam que menos de 10% de todo o plástico já produzido foi, de fato, reciclado. Isto se deve, em grande parte, ao baixo investimento da indústria no processo de renovação de resíduos plásticos.

Retratando internamente a situação do hospital, informações do Departamento Técnico de Administração e Infraestrutura do HSPM mostram que foram gerados, até o mês de agosto deste ano, 39.670,5 kg de resíduos recicláveis. O quantitativo sugere que, até o final deste ano, o volume total pode ultrapassar os 54.269 kg produzidos em 2022.

Todas as etapas do ciclo de vida dos plásticos representam uma ameaça, não apenas ao meio ambiente, mas também à saúde humana, uma vez que partículas de plásticos estão presentes na água potável, nos alimentos que comemos e, desta forma, no corpo humano.

Seguindo a quinta diretriz do HSPM: Sustentabilidade Econômico-financeira e Responsabilidade Socioambiental, o meio ambiente também é uma questão de saúde. Portanto, engaje-se nesta campanha, utilize sua garrafa ou caneca, e colabore com a preservação do meio ambiente e com a saúde de todos.