Workshop trouxe como tema a segurança do paciente

Evento aconteceu em celebração ao Dia Mundial de Segurança do Paciente

Por Luísa Carvalho
 
Em celebração ao Dia Mundial de Segurança do Paciente - lembrado em 17 de setembro – o HSPM ofereceu uma programação de palestras com profissionais de diferentes especialidades da área da saúde, que abordaram conteúdos como as metas de segurança e a importância da notificação dos eventos adversos.

Realizado pela Gerência Técnica de Capacitação e Desenvolvimento – Educação Continuada, com o apoio do Núcleo de Segurança do Paciente e de empresas parceiras, o workshop aconteceu nos dias 20 e 21 de setembro, no anfiteatro do 9º andar e contou com 166 participantes. Ao circular pelo hall do lado externo do auditório, o público pôde visitar estandes com exposição de materiais relacionados aos cuidados e segurança do paciente.

Na cerimônia de abertura estiveram presentes a Superintendente do HSPM, Dra. Elizabete Michelete, o Diretor do Departamento de Atenção à Saúde, Dr. Marcos Yoshio Yano, a Assessora do DAS, Sra. Márcia Cristina Amaro e a representante do Núcleo de Segurança do Paciente e Farmacêutica do HSPM, Sra. Graziela Roberta Rocha Suzuki.

Destaca-se a palestra ministrada pelo Dr. José Antônio Volpiani, que abordou sobre a “Segurança do Paciente e Qualidade em Saúde. O coordenador do Pronto-Socorro Adulto do HSPM trouxe um contexto histórico da Segurança do Paciente, apresentou dados de notificações em Vigilância Sanitária, falou sobre o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), pontuou atribuições do Núcleo de Segurança do Paciente e chamou a atenção para a importância do rigor no cumprimento de protocolos, enriquecendo a palestra com situações práticas vivenciadas em sua trajetória profissional.

O workshop foi avaliado como ótimo por todos os participantes que fizeram a avaliação, tendo sido analisados os quesitos: material, carga horária, instrutor, metodologia, conteúdo e aplicabilidade. O objetivo foi possibilitar a riqueza da troca de experiências com instituições externas, como o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (Coren-SP), Hospital Paulistano e o Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente.