Setembro lembra cuidados com a saúde pulmonar

Praticar atividades físicas melhora a qualidade respiratória

Arte: Daniela Avancini
Por Luísa Carvalho


No dia 25 de setembro é lembrado o Dia Mundial do Pulmão. Segundo dados de 2022 do Fórum Internacional de Sociedades Respiratórias, 200 milhões de pessoas no mundo têm Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que é uma doença pulmonar que obstrui as vias aéreas e dificulta a respiração. Ainda de acordo com os dados do Fórum, a pneumonia lidera as causas de morte, sendo responsável por 2,4 milhões todos os anos, tendo a COVID-19 sido ocasionado este aumento de mortes a nível global. Entrevistamos o Dr. Thiago Gangi Bachichi, coordenador da Clínica de Cirurgia Torácica/Pneumologia do HSPM, que trouxe informações relacionadas à nossa saúde respiratória.

1) Existem doenças pulmonares mais frequentes na população?
As mais frequentes são a asma, a DPOC, as infecções (como pneumonia e tuberculose) e os tumores.

2) Quais e como os fatores externos podem influenciar em nossa qualidade de respiração?
Diversos fatores externos podem ser deletérios aos nossos pulmões, dentre eles se destacam o tabagismo e a poluição. A exposição a diversas substâncias tóxicas também podem afetá-lo de forma permanente.

3) Quais hábitos podem melhorar o funcionamento dos nossos pulmões?
Realizar atividade física regular e evitar exposição a agentes danosos, como a fumaça do fogão à lenha e do tabaco, a sílica, o mofo e as fezes de pássaros.

4) Qual é a importância da vacinação para a saúde dos nossos pulmões?
A vacinação tende a diminuir a incidência e a gravidade de diversas doenças, como a pneumonia por pneumococos. A vacina pneumocócica 10-valente é indicada para crianças a partir dos dois meses de idade e consta no Calendário Nacional de Vacinação. Já a vacina pneumocócica é indicada para pessoas acima de dois anos com alguma comorbidade que aumente o risco de doenças como diabetes, doenças cardíacas e respiratórias graves. Também é indicada para pessoas que retiraram o baço e com problemas de imunidade. Acima de 60 anos, a pneumocócica é indicada como vacina de rotina. Não é utilizada como vacina de rotina em adultos saudáveis.

 

Cartaz com informações acima