HSPM incentiva novas pesquisas com a realização do seu V Simpósio de Metodologia Científica

O objetivo de apoiar e embasar as pesquisas realizadas pelos médicos residentes

 Por Luísa Carvalho

No dia 1 de agosto, A Gerência Técnica de Ensino e Pesquisa promoveu a quinta edição do Simpósio de Metodologia Científica, com o objetivo de apoiar e embasar as pesquisas realizadas pelos médicos residentes que atuam no hospital.

O incentivo ao desenvolvimento científico em um hospital terciário como o HSPM gera como resultados a continuidade da atualização permanente dos especialistas, aprimorando os protocolos terapêuticos e, consequentemente, oferece mais qualidade e cuidado no atendimento aos pacientes.

O Dr. Aumilto Augusto da Silva Junior, médico que atuou no hospital no período de sua residência e hoje segue na especialidade de Oncologia no Hospital Santa Catarina, sendo também membro acadêmico em pesquisa translacional pela Fundação Sandro Pittigliani, abriu as apresentações com o tema “Tipos de estudos científicos”, no qual pontuou as vantagens, desvantagens e características dos tipos de pesquisa desenvolvidos no âmbito da medicina, bem como destacou a importância do desenvolvimento da habilidade da escrita na produção dos trabalhos científicos.

Outros temas do simpósio foram abordados por especialistas do hospital, como as pesquisas de descritores em ciências da saúde, apresentado por Estela Alves Madeira (Bibliotecária); a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ministrado pelo Professor Dr. Bruno Rodrigues Miranda (Médico Ortopedista e Coordenador da Clínica de Ortopedia e Traumatologia) e a apresentação do TCC, conduzido pela Professora Dra. Fabiana Franca Pelegrini (Médica Cirurgiã do Aparelho Digestivo e Coordenadora do Centro Cirúrgico).

Além da participação dos médicos residentes, supervisores e equipe multiprofissional, o evento contou também, na cerimônia de abertura, com a presença da Superintendente do hospital, Dra. Elizabete Michelete, do diretor do Departamento de Atenção à Saúde, Dr. Marcos Yoshio Yano, da diretora da Gerência Técnica de Ensino e Pesquisa, Juliane Cristina Burgatti, do coordenador da Comissão de Residência Médica, Dr. Pedro Marcos Santinho Bueno de Souza e da Presidente da Associação dos Médicos Residentes, Dra. Rafaella Fiquene de Brito Filgueira.