Fala Nutri: Agosto Dourado

O nome é uma alusão ao leite materno, que é considerado "alimento padrão ouro" para os recém-nascidos

 A amamentação é um processo fundamental para a saúde e desenvolvimento do bebê, sendo um ato exclusivo nos primeiros seis meses de vida e complementar até os dois anos do bebê, ou mais.

O leite materno é, entre todos, o alimento mais completo para o recém-nascido e oferece os nutrientes necessários para um crescimento saudável. Além disso, a prática fortalece o vínculo entre a mãe e o bebê.

1. Benefícios do aleitamento materno para o bebê:
- Contém anticorpos que auxiliam na proteção contra infecções, alergias e doenças, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo problemas dentários e respiratórios;
- É facilmente digerido, o que reduz o risco de cólicas e prisão de ventre;
- A sucção na mama ajuda no desenvolvimento adequado da mandíbula e músculos faciais do bebê;
- A amamentação proporciona uma recuperação mais rápida em casos de doenças.
2. Benefícios do aleitamento materno para a mãe:
- Auxilia no processo de recuperação pós-parto, pois libera hormônios que auxiliam na contração do útero, fazendo com que volte ao tamanho normal mais rapidamente;
- Ajuda na redução do peso adquirido durante a gestação de forma mais acelerada;
- Reduz o risco de câncer de mama e ovário;
- Reduz risco de hemorragia e anemia após o parto;
- É mais econômico e higiênico;
- É mais prático e seguro: o leite está sempre pronto e fresco, na temperatura certa e não estraga.

Dicas para uma amamentação bem-sucedida:
1. Inicie a amamentação, se possível, logo após o nascimento. O contato precoce pele a pele estimula o reflexo da sucção mamária e estabelece uma conexão emocional.
2. Mantenha-se confortável durante a amamentação. Use travesseiros ou almofadas, uma para auxílio das costas e outra para apoiar o bebê, isso facilitará a posição adequada.
3. Quanto mais o bebê mamar, mais leite você terá. Não coloque horário ou tempo certo para cada mamada. Deixe seu bebê mamar até esvaziar uma mama, antes de passar para a outra. Caso não esvazie um peito numa mamada, ofereça o mesmo peito na mamada seguinte.
4. Não tenha medo ou vergonha de procurar ajuda. Se você tiver dificuldades na amamentação, converse com sua equipe de saúde ou com um especialista, que poderão fornecer orientações e o suporte necessários.
5. Cuide da sua alimentação. Consumir uma dieta equilibrada e se manter hidratada (intensificar a ingestão de líquidos) conferem uma produção de leite adequada. É importante evitar bebidas e alimentos que contenham cafeína e não ingerir bebidas alcoólicas.

Texto produzido pelas Nutricionistas da SEÇÃO TÉCNICA DE ASSISTÊNCIA/NUTRIÇÃO-HSPM