No dia 10 de agosto, sob coordenação da Chefe de Gabinete do HSPM, Dra. Flávia Ivana Pallinger, foi realizada reunião na qual participaram representantes dos setores: Gerência de Risco e Segurança do Paciente, Almoxarifado, Gerência de Suprimentos, Comissão de Padronização de Materiais e Equipamentos (CPME), Departamento de Administração e Infraestrutura (DAI). A pauta abordou o processo de tratativa das Notificações de Queixa Técnica (suspeita de alteração ou irregularidade de um produto de saúde), e debateu sobre a importância do alinhamento no trabalho de Tecnovigilância.
Durante a reunião, a Dra. Elizabete Michelete chamou atenção para tornar público a todos os profissionais de saúde a necessidade de notificar o mais breve possível qualquer suspeita de não conformidade do produto de saúde percebida durante o uso e enviar à Gerência de Risco.
A Dra Flávia Ivana Pallinger comentou: “O objetivo é agilizar a adoção de medidas cabíveis se constatado o desvio de qualidade, ou reduzir a possibilidade de que o produto inadequado ou não conforme possa contribuir na ocorrência de outros Eventos Adversos (EA) durante o processo do cuidado, desse modo ampliando ações em prol da segurança do paciente”.
Por intermédio das Notificações de Ocorrências, recebidas na Gerência de Risco e Segurança do Paciente, sob coordenação de Doralice Pereira da Silva, realiza-se um trabalho investigativo, com o intuito de tornar consistentes os relatos sobre o produto e sua categorização, em se tratando de uma Queixa Técnica ou de um Evento Adverso (efeito indesejado do produto que atingiu o paciente durante a prestação do cuidado assistencial) .
Tecnovigilância e Sistemas de Notificação são um conjunto de procedimentos de averiguação de produtos de saúde, utilizados durante o cuidado assistencial do paciente, conforme estabelecido em Resolução de Diretoria Colegiada nº 36/2013 – MS/ANVISA. O trabalho é orientado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).