Descarte incorreto das etiquetas gera prejuízos ambientais e patrimoniais

Pequenas atitudes geram danos

 Por Luísa Carvalho

Pequenas atitudes praticadas no nosso dia a dia podem parecer insignificantes, entretanto, consequências de maiores proporções são geradas quando essas ações acontecem de forma rotineira e são praticadas por um número maior de pessoas.

As etiquetas adesivas de identificação coloridas fornecidas aos pacientes e visitantes que utilizam os serviços do hospital são essenciais para a otimização e segurança no atendimento.
Entretanto, ao sair do hospital é importante descartá-las de forma correta nas lixeiras presentes no percurso até nossa saída do hospital.

A soma de um número considerável de pequenos papéis dispensados no chão de forma descuidada, em grande volume, poderá causar obstruções nos encanamentos, que resultam em custos extras para manutenção e correções estruturais. Já na área externa do hospital, o lixo irregular causará poluição. Além disso, etiquetas encontradas em ambientes externos geram prejuízos à imagem institucional do HSPM, que pode ser reconhecida como uma instituição que polui e não como uma instituição que tem buscado atingir os critérios orientados pelo Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), perdendo-se assim o trabalho que vem sendo desenvolvido por todas as unidades do hospital.
 

Imagem de corrimão com etiqueta de identificação colada
Etiqueta localizada no corrimão do hospital (área interna) 


O hospital possui um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, que é acompanhado por uma comissão que zela pela atenção ao uso, descarte e destinação de resíduos. Ainda que o HSPM esteja comprometido em desenvolver cada vez mais ações de sustentabilidade – uma das diretrizes-base da sua missão, visão e valores – precisamos contar com a colaboração dos servidores para atingir resultados satisfatórios que beneficiarão a todos, lembrando que o hospital é nosso e o cuidado com ele depende de cada um de nós!