HSPM na Mídia

Projeto de Cinoterapia realizado no hospital tem destaque na mídia


Foto de um quarto leito de hospital, com uma paciente acamada acaria cão do projeto de cinoterapia



Dando continuidade ao Projeto de Terapia Assistida por Animais (cinoterapia) - atividade que envolve técnica terapêutica na interação entre os cães e as pessoas, dia 8 de agosto os pacientes da Enfermaria da Geriatria, localizada no 12º andar, foram agraciados com a visita dos cães da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Durante a atividade, os pacientes demonstraram alegria, maior interação social, bom ânimo, brincaram com os cães e conversaram com membros da equipe que estava presente na visita. Estes são alguns dos resultados gerados observados na interação dos pacientes com os animais. Neste ponto é importante frisar que os cães treinados para a cinoterapia são bem tratados, vermifugados, vacinados e não oferecem riscos à saúde dos pacientes internados.

A equipe da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo acompanhou a atividade e produziu um vídeo sobre a visita. Sr. Orlando, que está recebendo os cuidados da equipe da Enfermaria da Geriatria, concedeu entrevista e comentou sobre a visita dos cães: “Eu achei fantástico! É tão bom receber a visita de vocês, conseguir conversar com vocês, ver os cães”.

A Dra. Renata F. Nogueira Salles, coordenadora da Clínica da Geriatria do HSPM, comentou: “Desde o início a gente percebeu uma melhora significativa no contato com os pacientes e com a família. É um momento muito esperado pela equipe e pelos pacientes e que tem sido cada vez mais fortalecido. Cada vez mais a gente vê o benefício do projeto, principalmente com aqueles idosos que já estão mais debilitados: a gente vê cada vez mais algum tipo de comunicação, mesmo que não seja uma comunicação verbal, mas através de um sorriso, através de um movimento das mãos ao acariciar os cães. Para a família também é importante sair daquele momento da doença para um lado mais positivo e de acolhimento.”

O projeto de cinoterapia é realizado no HSPM mensalmente, nas Enfermarias da Geriatria e Oncologia. A atividade teve início em 2018 no hospital e foi interrompida somente durante o período da pandemia. O setor da Central de Ação Voluntária (CAV) acompanha o desenvolvimento desta ação.