Férias são uma boa oportunidade para reequilibrar a saúde e reprogramar uma rotina com hábitos saudáveis

Psiquiatria e Seção de Nutrição do HSPM dão dicas sobre como aproveitar melhor as férias

Por Luísa Carvalho

As férias são um período bastante esperado, principalmente em situações em que estamos lidando com muitas situações de estresse e cansaço extremos no trabalho, estudos ou mesmo na vida cotidiana. Quando passamos por um longo período sem férias e adiamos o descanso necessário, conciliamos para que ocorram desgastes emocionais, com prejuízos à nossa saúde física e mental, além da redução do nosso nível de produtividade.

Entre as consequências da elevação do nosso nível de estresse decorrentes do excesso de trabalho estão a dificuldade para dormir, alterações no apetite, menor disposição física e mental, baixa do sistema imunológico, acentuação de estados clínicos preexistentes, problemas de pressão e descompensação da diabetes. Em tese, todo o nosso organismo fica sob tensão e, no caso específico da saúde mental, a consequência é um grande desequilíbrio entre as preocupações e as descontrações, o que leva a um desgaste contínuo e vicioso. O Dr. Maurílio Azzi, coordenador da Clínica de Psiquiatria do Adulto, comenta: “Há um desbalanceamento onde vai só prevalecendo o desgaste, então você começa a se questionar: “o que estou fazendo aqui?”, “isso não é vida”, e por mais que nos esforcemos, entramos em um mecanismo vicioso e isso vai nos consumindo, consumindo e consumindo”.

Segundo o médico, as pesquisas científicas apontam que o ideal para evitar este resultado seria estabelecer pausas diárias, semanais e sazonais (férias): “É entendido que a gente tem que ter três tipos de repouso: o diário, após o dia de trabalho, para refazer as energias e reequilibrar a mente; o semanal, no qual dentro do possível é recomendado fazer atividades agradáveis, se possível ao ar livre, com amigos e com a família; e as famosas férias”.

Para além dos cuidados com a nossa saúde mental, aproveitar os dias de descanso para cuidar da nossa saúde física e reequilibrar os hábitos alimentares pode ser uma ótima oportunidade para desfrutar da companhia da família e criar boas memórias.

Viajar, brincar, ir a parques: aproveitar o ar livre, movimentando-se e estando em contato com a natureza, promove melhorias em todo nosso corpo e mente. Mas em dias em que o clima está menos favorável para sair, boas opções seriam assistir filmes ou fazer alguma receita nova e saudável. Amanda Caroline Menezes, coordenadora do Serviço Técnico de Nutrição e Dietética (STND) do HSPM, considera: “A prática da culinária em grupo pode proporcionar o aumento de vínculo entre adultos e crianças, além de possibilitar a educação de alimentação saudável e o conhecimento de novos alimentos. Crianças possuem maior atração por alimentos doces e ricos em carboidratos, muitas vezes isto parece sinônimo de alimentação não saudável, mas nem sempre é verdade. É possível fazer receitas saudáveis que imitam os lanchinhos preferidos das crianças, e levar as preparações para um piquenique ao parque”.

Sobre o lazer com as crianças, uma dica é a série Waffles +Mochi, personagens que deixam a “Terra dos Alimentos Congelados” e partem em missões, viajando para cozinhas, restaurantes, fazendas e casas ao redor do mundo.

Para inspirar seu programa de férias, Amanda replica uma sugestão de receita acessível e prática, já orientada pelo STND.

COOKIES DE BANANA E AVEIA
Fonte: https://veganandcolors.com/

Ingredientes:
2 bananas bem maduras
½ xícara (120 ml) de pasta de amendoim (ou adicione mais uma banana)
¼ de xícara (80 ml) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha ou canela
¼ colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de amido de milho
2 xícaras (480ml) de aveia em flocos
½ xícara (chá) de ameixa seca picada
¼ xícara (chá) de sementes de abóbora (ou castanhas picadas)

Modo de preparo:
Preaqueça o forno em 180°C.
Em um prato amasse as bananas com ajuda de um garfo. Transfira para uma tigela e acrescente o açúcar, pasta de amendoim, canela ou essência de baunilha, sal, amido de milho e aveia em flocos. Misture bem, até obter uma massa bem úmida. Por último, incorpore a ameixa seca picada e sementes de abóbora.
Com ajuda de uma colher (ou um pegador de sorvete), forme bolas e transfira para uma forma untada ou forrada com papel manteiga. Depois com um garfo aperte um pouco as bolas para que fiquem mais finos. Leve para assar por 20 minutos, ou até dourados nas bordas. Retire e deixe esfriar por de 30-60 minutos para que eles firmem.
Guarde na geladeira por até 7 dias, ou no freezer por até 2 meses.

Rendimento: 12 unidades
Tempo de preparo: 60 minutos