Enfermagem proporcionou semana de atualização de conhecimentos aos profissionais

Evento teve como objetivo reconhecer o trabalho dos profissionais de Enfermagem do hospital

 Por Luísa Carvalho



Imagem panorâmica do anfiteatro com o público assistindo à apresentação

Foto: Arquivo HSPM

 

Realizada pela Gerência Técnica de Capacitação e Desenvolvimento, a Semana da Enfermagem 2023 trouxe diversos eventos nos dias 11 e 12 de maio, com o objetivo de celebrar e reconhecer o valor do trabalho dos profissionais e técnicos de Enfermagem que atuam no HSPM.

Na cerimônia de abertura do evento participaram a Superintendente em substituição, Dra. Flávia Ivana Pallinger, o Diretor do Departamento de Atenção à Saúde, Dr. Marcos Yoshio Yano, e a Gerente de Enfermagem do HSPM, Dra. Mariana Collela Aragão. Entre as palavras boas-vindas, foi citada a importância da Enfermagem como um dos pilares para o cumprimento da missão do hospital, que é: “Atender, Cuidar e Ensinar com Excelência”. Complementando, foi comentada a dedicação dos profissionais no âmbito do atendimento e foi destacada a educação continuada que é oferecida por uma equipe qualificada, com cursos permanentes de atualização profissional, on-line e presenciais.

A programação transcorreu com conteúdos didáticos atualizados, como a palestra da Enfermeira Vanessa Morrone Maldonado, Conselheira do COREN-SP, que teve como tema: “Enfermagem: uma força para a saúde brasileira”. O colóquio aconteceu no dia 11 de maio e contou com a participação de 48 pessoas. Na ocasião, Vanessa destacou a força da categoria: “somos a maior classe de profissionais de saúde do Brasil” e trouxe dados e números em níveis regionais: “em São Paulo, são 609.000 profissionais registrados”.

No dia 12 de maio houve uma segunda palestra de destaque, com 73 participantes, ministrada pela Coordenadora da COGESS (Coordenação de Gestão de Saúde do Servidor), Dra. Valéria Pugliesi, com o tema: “A saúde mental do profissional de enfermagem no trabalho pós-pandemia”, quando foi apresentada uma abordagem histórica sobre a evolução das condições de trabalho. Durante a palestra foi citado que a Semana da Enfermagem acontece em maio em memória ao falecimento de Ana Justina Ferreira Neri, pioneira da Enfermagem no Brasil. Valéria Pugliesi comentou sobre o papel da Enfermagem como sendo: “o elo do paciente com a instituição”. A palestrante e Médica Psiquiatra também trouxe informações sobre as consequências da pandemia para a saúde mental dos Enfermeiros, decorrentes da sobrecarga física e das condições de trabalho a que os profissionais foram expostos durante período.

As palestras ainda abordaram assuntos como a atualização do piso salarial da enfermagem, as contribuições contemporâneas da Enfermagem e bate-papo sobre promoção e prevenção da saúde dos enfermeiros.
A fim de promover atividades de saúde e bem-estar, também foram promovidas sessões de massoterapia - pela Associação Massagem Feita por Cegos -, sessão de cinema e uma apresentação de Stand-up Comedy com a artista Rê Mesquita.