Cuide da Pele neste Verão

Previna-se e mantenha a sua pele saudável

A pele é o maior órgão do corpo humano e é dividida em duas camadas: uma externa, a epiderme, e outra interna, a derme. A pele protege o corpo contra o calor, a luz e as infecções, também é responsável pela regulação da temperatura do corpo. Agressões podem levar ao câncer de pele, este é o diagnóstico mais comum por decorrência de radiação ultravioleta, sendo também responsável pelo envelhecimento precoce. O efeito da radiação é cumulativo, ou seja, mesmo depois de parar de tomar sol, as alterações da pele podem se manifestar anos depois.

 Como se prevenir?

Protegendo-se dos raios solares através do uso de bonés, roupas e filtros solares adequados, durante todo o dia, pois a radiação UV-B incide mais entre 10h e 15h, mas a UV-A atinge a terra durante o dia todo. Os raios UV refletem em qualquer superfície, como areia, água, concreto e neve, estão presentes nos dias nublados e atravessam vidros. O couro cabeludo, os lábios, as orelhas, mãos e pés também precisam de proteção. Realizar exame regular da pele também é ação de prevenção, uma vez iagnosticado precocemente aumentam as chances de cura.


Realizada a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele

Equipe da Clínica de Dermatologia do HSPM 

No último dia 26 de novembro, a equipe médica da Clínica de Dermatologia, sob a coordenação do Dr. Nilton Di Chiacchio realizou em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia a 13º edição da Campanha Nacional do Câncer de Pele. O evento foi aberto ao público e durante todo o sábado os 162 pacientes atendidos receberam orientações sobre os perigos que a excessiva exposição ao sol podem provocar a pele, o uso correto e constante de protetores solar e importância da realização dos testes para detecção de lesões na pele, a fim de agilizar encaminhamentos para tratamento.