Semana Mundial da Imunização

A importância das vacinas na preservação da vida

Imagem ilustrativa de uma mão com uma luva segurando uma vacina
Imagem ilustrativa: Freepik.com

Por mais de 200 anos, as vacinas têm nos protegido contra doenças e, com o seu advento, as pessoas têm obtido maior expectativa de vida. Para tratar mais sobre a importância da imunização e das vacinas, conversamos com o Dr. Marcos Antônio Cyrillo, infectologista do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM).

1. Qual o objetivo da criação da Semana Mundial da Imunização?
A semana mundial da imunização começou como uma iniciativa da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em 2002. Em 2012, foi estendida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar as pessoas do mundo inteiro sobre a importância das vacinas, que têm salvado entre dois e quatro milhões de pessoas por ano. Em 2023, a Semana Mundial da Imunização acontecerá entre os dias 24 e 30 de abril.

2. Qual a importância da vacinação no cenário atual da saúde mundial?
É importante informar que a taxa de imunização tem reduzido. Em 2019, a cobertura vacinal da população como um todo, especialmente das crianças de até cinco anos era de 73%. Em 2020 caiu para 67%, passando para 59% em 2021. Em 2022 houve aumento pouco significativo, em torno de 55% a 60%. A recomendação do Ministério da Saúde é imunizar 95% da população. Precisamos conscientizar a população e reforçar a atuação do governo, das sociedades médicas brasileiras de infectologia, imunização, geriatria, pneumologia, clínica médica sobre a importância da vacina. Isto porque o médico, muitas vezes, te pergunta: "como está o seu colesterol?", mas ele não te pergunta como está a sua carteira de vacina.

3. Como conscientizar as pessoas sobre a importância da imunização?
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) foi implantado no Brasil em 1973 e teve início efetivamente em 1975. Desde essa época, oferece-se à população vacinas de forma gratuita, confiáveis e efetivas. Não há justificativa para o fato de a população não tomar as vacinas, porque nós temos ótimas vacinas, disponíveis no município de São Paulo em praticamente 470 UBS’s. O PNI é modelo para o mundo todos nós, enquanto população, precisamos nos vacinar para garantir uma proteção individual e também coletiva. Em me vacinando, previno doenças não só a mim, mas a todos ao meu redor.

4. O que o HSPM e outras instituições têm realizado para fomentar a imunização?
O HSPM está imunizando os funcionários contra a gripe (influenza), Covid-19 (bivalente), Hepatite B, Sarampo, Caxumba, Rubéola, Difteria, Tétano e Tríplice Bactéria Acelular (DTPA). Além disso, a Prefeitura Municipal de São Paulo disponibiliza um calendário de vacinas para a população, por meio do site da Secretaria Municipal da Saúde, no link: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/vacinacao/index.php?p=7313, e no qual as informações são separadas por faixa etária e disponibilizadas em diferentes idiomas.