Código de Conduta Ética fortalece os valores, missão e visão do HSPM

O documento contém diretrizes complementares ao Estatuto do Servidor Público Municipal


Por Luísa Carvalho


Integrando aspectos diversificados do comportamento dos servidores no ambiente de trabalho, a versão de 2023 do Código de Conduta Ética do HSPM traz diretrizes que devem ser aplicadas na rotina diária com base no desenvolvimento do olhar cuidadoso com o outro, na postura ética profissional, no aprimoramento, no respeito. na utilização dos recursos de trabalho e na atenção permanente nos ambientes interno e externo do local de trabalho.

São 61 diretrizes identificadas em onze categorias: Conduta e relacionamento ético profissional; Comportamento da força de trabalho e da instituição; Relacionamento com as pessoas e a instituição; Opções sociais, Políticas e Religiosas; Utilização de Informações; Utilização, disponibilização de equipamentos e medicamentos da instituição; Relações interpessoais; Atenção no ambiente de trabalho; Atenção e proteção ao meio ambiente; Compromisso com os códigos e normas de categorias profissionais e as legislações e Direitos Humanos.

O objetivo deste documento, para além da disponibilização de diretrizes, é incentivar a reflexão no sentido de desenvolver melhor qualidade na prestação dos serviços e promover melhorias no relacionamento entre colaboradores e pacientes.

Fernanda Campos, coordenadora do NEPQ – Qualidade do HSPM, comenta: “O Código de Conduta Ética é uma conquista para a instituição! Ele descreve os valores do HSPM e nos guia a exercê-los com excelência! Lembrando nossos valores instituídos:
Humanização
Satisfação do cliente
Participação e transparência nas ações
Melhoria contínua da qualidade
Desenvolvimento profissional e valorização dos recursos humanos
Ética
Solidariedade e respeito
Promoção integrada da saúde”