Dia Mundial do Rim

O tema da campanha deste ano é "Cuidar dos vulneráveis & estar preparado para os desafios inesperados"

                                 Logotipo da campanha


No dia 9 de março comemora-se o Dia Mundial do Rim, uma campanha de conscientização global destinada a alertar sobre a importância dos nossos rins, visando reduzir a frequência e o impacto da doença renal e seus problemas coadjuvantes em todo o mundo. Esse ano o tema específico da data é “Cuidar dos vulneráveis e estar preparado para os desafios inesperados”. Para responder às principais dúvidas sobre o tema, o HSPM conversou com a Dra. Mary Carla Estevez Diz, Coordenadora da Clínica de Nefrologia do Hospital do Servidor Público Municipal.

1. Qual a importância do dia mundial do rim?
Essa campanha, que começou em 2006, tem como objetivo disseminar a informação, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado das doenças renais.

2. Qual é o principal objetivo da campanha?
Prover as informações necessárias alertando sobre a evolução das variadas doenças renais para os estágios finais da Doença Renal Crônica (DRC), que é silenciosa, invariavelmente irreversível e progressiva. A doença é dividida em 5 estágios, sendo que os sintomas vêm a aparecer somente nos estágios finais, onde o paciente já necessita de diálise ou transplante. Para prevenção do avanço da doença, é necessário manter a avaliação renal em dia.

3. Quais são as enfermidades que mais levam à Doença Renal Crônica (DRC)?
Temos muitas enfermidades, mas devemos estar atentos ao Diabetes Mellitus e à Hipertensão Arterial Sistêmica. Essas duas enfermidades são as maiores responsáveis pela Doença Renal Crônica no mundo todo. No entanto, não podemos nos esquecer das infecções urinárias de repetição, nefrites, uso de drogas nefrotóxicas (uso abusivo de anti-inflamatórios), cânceres, obesidade, entre outros.

Por fim, a Dra Mary Carla Esteves Diz, comenta: “A nossa maior riqueza é a nossa saúde. O cuidado com ela compreende uma série de ações e uma destas ações é a informação. Promover a informação e a prevenção é uma das chaves para a redução das doenças.
Mas alerto: a informação nem sempre está facilmente disponível, então faz-se necessária a sua busca constante, por cada um de nós! Fale com seu médico! Peça a ele que avalie os seus rins!”

Você pode acessar mais informações sobre a campanha e orientações para prevenção no site da Sociedade Brasileira de Nefrologia e pelo site da Sociedade Brasileira de Nefrologia.