Realizada reunião no HSPM com tutores do Proadi-SUS

Programa gerou como resultado redução nos casos de infecção hospitalar

Por Gabriel Serpa

No dia 13 de dezembro foi realizada reunião no HSPM com Luciana Gouvea de Albuquerque Souza, Enfermeira do Projeto Saúde em Nossas Mãos, e Wladimir Garcia Silva, Analista de Ensino III, ambos membros da Diretoria Executiva de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Na ocasião foram abordadas diretrizes e andamentos relativos ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O encontro aconteceu na Superintendência e contou com a presença da Dra. Elizabete Michelete, Superintendente do HSPM, Dra. Flávia Ivana Pallinger, Chefe de Gabinete, e Dr. Marcos Yoshio Yano, Diretor do Departamento de Atenção à Saúde (DAS).

O Proadi-SUS é uma iniciativa composta por seis hospitais de referência do país em parceria com o Ministério da Saúde. O HSPM foi selecionado para participar do programa por possuir os requisitos exigidos relacionados ao tipo de hospital, tipo de atendimento e empenho da equipe. A ação desenvolvida no HSPM visa à implementação de medidas que resultem na diminuição em 30% de casos de infecção hospitalar.

A princípio as medidas ficariam restritas à UTI do 9º andar, mas já estão sendo expandidas para as outras UTIs do HSPM. Isso porque a redução da taxa de infecção hospitalar acarreta na redução dos índices de mortalidade dos pacientes, em economia de recursos e insumos hospitalares, além de diminuir o tempo de estadia dos pacientes internados no hospital.