Médicos do Pronto-socorro recebem treinamento para casos de AVCI

O treinamento ocorreu no dia 05 de outubro no Pronto-Socorro Adulto


Por Beatriz Rodrigues

No dia 05 de outubro o Pronto-Socorro Adulto (PSA) do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), recebeu uma simulação de atendimento promovida pelo Projeto Angels, para o atendimento de pacientes que chegam ao hospital com sintomas de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI).

O Projeto Angels é uma iniciativa internacional da Boehringer Ingelheim que busca qualificar os centros de AVC (Acidente Vascular Cerebral) já existentes e auxiliar na implementação de novos centros. Mais de 150 hospitais no Brasil participam e mais de 2.800 hospitais no mundo. Ele visa à melhoria no atendimento, fornecendo treinamento e capacitação para todas as pessoas envolvidas na assistência do AVC, uma iniciativa mundial com apoio da Organização Mundial de AVC e da Organização Ibero-americana de Doenças Cerebrovasculares.

O atendimento para casos dessa condição deve ser feito em até 4 horas, dando assim ao paciente mais chance de ter menos sequelas relacionadas à condição. Médicos e enfermeiros são treinados para o atendimento com maior brevidade possível, a fim de confirmar se o AVC é isquêmico. Em sendo AVCI, inicia-se de imediato a medicação do paciente. “O sucesso do procedimento é de 40 a 90% dos casos, variando de acordo com o tempo de início dos sintomas e o início da terapêutica. Ocorrem complicações em torno de 5% dos casos de hemorragia cerebral.” Diz o Dr. José Antonio Volpiani coordenador do Pronto-Socorro Adulto do HSPM.

Essa foi à primeira vez em que o Projeto Angels veio ao HSPM, para dar essa formação, porém os orientados pelo projeto já estavam tendo aulas teóricas sobre o assunto em questão.