Novembro azul é alerta para prevenção do câncer de próstata

Campanha visa à conscientização da doença; diagnóstico precoce tende a fazer a diferença


Por Gabriel Serpa


Câncer de próstata é o segundo tipo mais comum da doença em homens no Brasil e no mundo, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Em 2020, foram mais de 65 mil novos casos e quase 16 mil mortes pela doença entre brasileiros, segundo o mesmo instituto. É uma doença silenciosa que, se diagnosticada precocemente, pode ser curada — fato que ressalta ainda mais a importância da prevenção e acompanhamento.

“Trata-se de um tumor maligno que atinge a próstata, fazendo com que suas células se multipliquem de maneira desordenada e provocando seu crescimento”, explica Dr. Alexandre Crippa Sant’Anna, coordenador da Clínica de Urologia do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM). A próstata é uma glândula que fica localizada logo abaixo da bexiga e envolve a uretra, de onde sai a urina. “Ela ainda produz parte do líquido que sai na ejaculação, chamado de líquido espermático — responsável pela manutenção da vida dos espermatozoides”, complementa o urologista.

O câncer de próstata pode apresentar alguns sintomas: dificuldade para urinar, micções frequentes (urinar involuntariamente), sangramento na urina, retenção urinária e dor nos ossos. “Porém, os sintomas só aparecem em fase mais avançada da doença. Nesse estágio, a cura é mais difícil”, alerta o especialista. Assim, a realização de exame preventivo anual é crucial: através do PSA (antígeno prostático específico), feito por exame de sangue, e toque retal — que avalia a consistência da glândula.

“Quando detectado na fase inicial, as chances de cura são superiores a 90%”, explica o coordenador da Clínica de Urologia do HSPM, que recomenda aos homens iniciar exames para prevenção aos 50 anos de idade. Para aqueles que apresentam fatores de risco (homens negros e/ou com histórico familiar de câncer de próstata), os exames devem ser iniciados aos 45 anos. Manter hábitos saudáveis, como não fumar, controle do peso, diminuição da ingestão de gordura animal e praticar exercícios físicos, também ajuda na prevenção.