Aula Obrigatória traz como tema as mídias sociais

Interação com os usuários e diretrizes sobre os conteúdos foram abordados

Por Luísa Carvalho

No dia 29 de setembro foi oferecida, pela Gerência Técnica de Ensino e Pesquisa/COREME do HSPM, a Aula Obrigatória aos médicos residentes. A palestra aconteceu no anfiteatro do 9º andar do hospital. O tópico apresentado foi “Uso das Mídias Sociais na Medicina”, ministrado pelo Dr. Bruno Rodrigues de Miranda, Ortopedista e Coordenador do Centro Cirúrgico do HSPM.

No decorrer da aula foram mencionadas as possibilidades para melhor aproveitamento de cada plataforma, destacando os recursos disponíveis que podem ser utilizados. Dr. Bruno citou que, no mínimo, 80% dos pacientes realizam pesquisa sobre o médico antes da consulta para conhecerem melhor o especialista como pessoa e como profissional. Portanto, é fundamental que os profissionais estejam atentos quanto à publicação dos conteúdos e outras formas de uso das plataformas, considerando as diretrizes, punições e normas do ponto de vista da ética médica.

Além disso, foi ressaltada a importância da interação com os usuários das redes sociais de forma transparente, atenciosa e humanizada, uma vez que este contato próximo gera um impacto positivo na carreira profissional.