Grupo de Diabetes foi retomado em outubro no HSPM

Duas turmas foram formadas; reuniões ocorrerão às sextas-feiras

Por Gabriel Serpa

Os Grupos de Educação em Saúde, do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), voltaram a contar com o Grupo de Diabetes no mês de outubro. As reuniões estão sendo realizadas às sextas-feiras, das 8h às 9h da manhã. Os encontros da primeira turma serão realizados no Ambulatório da Ginecologia, no quarto andar do hospital. Foram iniciados em 7 de outubro e serão concluídos em 4 de novembro.

A segunda turma está prevista para ter início em 11 de novembro e se encerra no dia 2 de dezembro. O limite para cada reunião é de dez pessoas. Foram selecionados servidores que sofrem de diabetes por meio de busca ativa, feita por profissionais de enfermagem do HSPM.

Além deste, outros grupos estão disponíveis para pacientes, quais sejam: climatério, mama, gestantes e planejamento familiar. Todos eles são destinados a acolher, orientar e prestar esclarecimentos aos participantes.

O Grupo de Climatério tem como objetivo proporcionar a mulheres a oportunidade de refletir sobre o período no qual ocorre a menopausa. Tem como intuito orientar o enfrentamento de transformações e repercussões físicas, psicológicas e sociais.

O grupo se reúne no Ambulatório de Ginecologia, no quarto andar, na primeira terça-feira de cada mês, às 8h da manhã.
Com o objetivo de acolher e acompanhar portadoras de neoplasia mamária, no período pós-operatório, imediato e tardio, o Grupo de Mama se reúne na terceira terça-feira de cada mês, às 9h, no já mencionado Ambulatório da Ginecologia.

O Grupo de Gestantes tem como objetivo proporcionar à gestante e a seu acompanhante a oportunidade de refletir sobre a maternidade, orientar sobre a gestação, amamentação, parto, cuidados com o organismo e com o recém-nascido. As reuniões ocorrem em três quartas-feiras de cada mês, às 8h.

O Grupo de Planejamento Familiar ocorre às quintas-feiras, no Ambulatório de Ginecologia. Tem como objetivo acolher e orientar casais, ou pessoas em idade reprodutiva, que desejam planejar suas famílias, baseados na legislação vigente.