Diabetes e obesidade podem contribuir com surgimento de trombose

Dor, inchaço e aumento na temperatura das pernas podem ocorrer nesta patologia

Por Beatriz Rodrigues

A trombose é uma doença que ocorre a partir da formação de coágulos sanguíneos que causam obstrução à circulação. Comumente essa condição surge nos membros inferiores, como coxas e pernas, podendo provocar dor e inchaço. O dia 16 de setembro foi escolhido como Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose e tem como objetivo trazer maior visibilidade e incentivo à prevenção dessa doença.

A Dra. Maria Lúcia Sayuri Iwasaki, coordenadora da Clínica de Cirurgia Vascular do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), fala sobre os cuidados que podem ser tomados para se evitar a trombose: manter hábitos de vida saudável na alimentação e atividade física; realizar acompanhamento médico para controle e tratamento da circulação venosa e arterial (diabetes, hipertensão arterial e do colesterol).

Pacientes acometidos por esse problema podem ter dores, inchaço, uma alteração da temperatura nas pernas e podem apresentar coloração escurecida ou arroxeada – e endurecimento da pele. Caso apresente sintomas, o paciente deve procurar por atendimento médico.

Algumas doenças podem aumentar o risco de trombose, como: doenças autoimunes, câncer, lesões por traumatismos, obesidade, Acidente Vascular Cerebral (AVC), alteração hormonal (ligadas à gestação ou ao uso de anticoncepcionais), diabetes, hipertensão arterial, tabagismo, falta de mobilidade após uma cirurgia ou viagem de longa duração.

É importante que o paciente realize o tratamento sempre sob supervisão e orientação médica, evitando em qualquer hipótese a automedicação ou outros procedimentos que podem comprometer ainda mais a sua saúde.