Descarte de resíduos hospitalares foi tema de curso

O curso trouxe debates sobre controle a utilização de plásticos, além de tratamento e destinação de resíduos hospitalares

O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), preocupado com a destinação que é dada a detritos e resíduos produzidos em suas instalações, realizou curso presencial, no dia 24 de agosto, com o tema “Gerenciamento e descarte de resíduos hospitalares”.  Foram disponibilizadas 120 vagas para servidores do HSPM em cargos de chefia, lideranças estratégicas e os demais de níveis básico, médio e superior do hospital. O curso aconteceu das 9h às 12h, no anfiteatro, e foi validado para fins de carreira, com carga horária de três horas.

Três temas compuseram o conteúdo programático da capacitação: reciclagem e controle de resíduos, apresentado por Marcelo De Angelis de Melo, da Gerência dos Serviços de Apoio Administrativo do HSPM; utilização de plásticos, ministrado pelo coordenador da Seção Técnica de Controle de Infecção Hospitalar do HSPM, Dr. Marcos Antonio Cyrillo; e tratamento e destinação final dos resíduos hospitalares, abordado pelo engenheiro do trabalho do hospital, Carlos Alberto Durso Carneiro.

Por fim, a Superintendente do Hospital do Servidor Público Municipal, Dra. Elizabete Michelete, ressaltou a importância do cuidado com descarte de resíduos. Ainda alertou para consequências que o descaso com o meio ambiente pode acarretar: “As pessoas precisam se conscientizar de que este hospital é nosso. Há que se cuidar das coisas aqui, mas em todos os lugares também. Do contrário, filhos e netos da nossa geração conviverão em meio ao lixo. Que planeta queremos deixar para eles?”.
 
O curso fez parte do Programa de Gerenciamento de Resíduos em Serviço de Saúde (PGRSS) e teve como objetivo conscientizar profissionais do HSPM quanto ao descarte adequado de resíduos hospitalares. A medida visa proporcionar maior segurança aos trabalhadores e minimizar os impactos ambientais ao máximo.